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Música na internet
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Palavras-chave

Internet
Música
Mercado da música

Como Citar

NICOLAU NETTO, Michel. Música na internet: descentralização e controle. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 115–134, 2012. DOI: 10.20396/muspop.v1i1.12879. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12879. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

As mudanças recentes na indústria da música gravada devem ser percebidas como a retirada da indústria fonográfica do centro de uma mais ampla gama de negócios que envolvem a exploração econômica da música. Essa descentralização levou muitos a entenderem como o fim do controle, a liberdade total ao consumo música, pois não haveria mais a gravadora e a loja física a filtrarem a oferta e o acesso. Nesse cenário, supôs-se que seria, então, o “povo” o novo detentor do poder, sendo que termos como “empoderamento do povo” passam, então, a ser comum no mercado de música que circula pela internet. Contudo, quando olhamos o acesso a sites na rede e mesmo o consumo de produtos musicais, notamos que a abertura proclamada se reflete em um intenso afunilamento daquilo que é acessado. Ora, se as gravadoras perderam sua condição de filtrar aquilo que se ouve, como então se dá esse afunilamento? Tomando por base a ideia de micro-poderes de Foucault, pretendemos demonstrar que o poder praticado pelo usuário, no momento de sua navegação, leva justamente a esse cenário. Com isso, podemos notar que, em verdade, descentralização não significa ausência de controle.

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i1.12879
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Referências

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