Resumo
As mudanças recentes na indústria da música gravada devem ser percebidas como a retirada da indústria fonográfica do centro de uma mais ampla gama de negócios que envolvem a exploração econômica da música. Essa descentralização levou muitos a entenderem como o fim do controle, a liberdade total ao consumo música, pois não haveria mais a gravadora e a loja física a filtrarem a oferta e o acesso. Nesse cenário, supôs-se que seria, então, o “povo” o novo detentor do poder, sendo que termos como “empoderamento do povo” passam, então, a ser comum no mercado de música que circula pela internet. Contudo, quando olhamos o acesso a sites na rede e mesmo o consumo de produtos musicais, notamos que a abertura proclamada se reflete em um intenso afunilamento daquilo que é acessado. Ora, se as gravadoras perderam sua condição de filtrar aquilo que se ouve, como então se dá esse afunilamento? Tomando por base a ideia de micro-poderes de Foucault, pretendemos demonstrar que o poder praticado pelo usuário, no momento de sua navegação, leva justamente a esse cenário. Com isso, podemos notar que, em verdade, descentralização não significa ausência de controle.
Referências
ACESSO às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). CETIC, 2010. Disponível em: http://cetic.br/usuarios/tic/2010-total-brasil/rel-geral-06.htm. Acesso em: 11 maio 2012.
ANDERSON, Chris. The Long Tail: why the future of business is selling less of more. New York: Yyperion, 2006.
BAHANOVICH, David; COLLOPY, Dennis. Music Experience and Behaviour. University of Herforshire, 2009.
BOUDIEU, Pierre. Distinction: a social critique of the judgement of taste. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
______. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
DOMAIN Counts & Internet Statistics. Domain Tools, 21 mai. 2012. Disponível em: http://www.whois.sc/internet-statistics/. Acesso em: 24 ago. 2011.
EMI’S recorded catalogue sold to Universal Music. its publishing division to Sony/ATV. Gramophone, 14 nov. 2011. Disponível em: http://www.gramophone.co.uk/classical-music-news/emis-recorded-catalogue-sold-to-universal-music-its-publishing-division-to-sony?htm_source=Silverpop&utm_medium=EMAIL&utm_campaign=Gramophone%20Newsletter%20December%202011%20Issue%20%282%29&utm_content=Gra. Acesso em: 01 dez. 2011.
ESCUDERO, Vicente. Catarse. Digestivo Cultural, 06 jun. 2011. Disponível em: http://www.digestivocultural.com/entrevistas/entrevista.asp?codigo=45&titulo=Catarse. Acesso em: 24 jun. 2011.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FRITH, Simon. Music for Pleasure: Essays in the Sociology of Pop. New York : Routledge, 1988.
GEBESMAIR, Andreas. Die Fabrikation Globaler Vielfalt: Struktur und Logik der Transnationalen Popmusikindustrie. Bielefeld: Transcript Verlag, 2008.
HESMONDHALGH, David. The Cultural Industries. London: Sage Publications, 2007.
IFPI. 2001 The recording industry in numbers, 2001.
IFPI. Digital Music Report 2010: music how, when, where you want it. 2010.
INTERNET Usage Statistics. Internet World Stats, 31 dez. 2011. Disponível em: http://www.internetworldstats.com/stats.htm, 30-12-2011. Acesso em: 11 mai. 2012.
LEONARD, Gerd. The End of Control: how technology is shifting Control over Media to the People Formerly Known as Consumers, 2007.
LEONHARD, Gerd. Music 2.0: Essays by Gerd Leonhard. Hämmeenlina, Finland, 2009.
MACHADO, Roberto. Introdução: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010, pp. VII-XXIII.
MALM, Krister. Local, National and International Musics. In: BAUMANN, Max Peter. World Music, Musics of the World: aspects of documentation, mass media and acculturation. Wilhelmshoven: Noetzel, 1992.
MIDEM. Power to the People. MidemNet Special Edition 2007, 2007, pp.17-18.
NEGROPONTE, Nicholas. Being Digital. New York: Alfred A. Knopf, 1995.
NEGUS, Keith. Producing Pop: Culture and Conflict in the Popular Music Industry. 2011.
NICOLAU NETTO, Michel. Crowdfunding e a Agência da Multidão. Overmundo, 2011a. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/crowdfunding-e-a-agencia-da-multidao. Acesso em: 23 ago. 2011.
______. Monetizing: o novo caráter do valor da música. Teoria e Pesquisa, 2011b, pp. 161-188.
OLSWANG. Converging Media: Consumer Survey. 2008.
WICKE, Peter. Von Mozart zu Madonna: Eine Kulturgeschichte der Popmusik. Leipzig: Suhrkamp Taschenbuch, 2001.
WOJAHN, Jörg. Konzentration globaler Medienmacht und das Recht auf Information. Frankfurt am Main etc.: Lang, 1999.
A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.