Chamada de artigos v. 8 (2021): Teoria e métodos de pesquisa - Prazo prorrogado até 15 ago. 2021

2021-04-15

Chamada de artigos v. 8 (2021): Teoria e métodos de pesquisa

Editor convidado: José Roberto Zan

 

É notável o crescimento numérico e qualitativo dos estudos de música popular no âmbito acadêmico nas últimas décadas. Tal crescimento foi impulsionado principalmente pela expansão dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em música voltados para a formação de pesquisadores. Entretanto, em que pese a qualidade e o rigor analítico de muitos trabalhos produzidos nos últimos anos, nos deparamos com algumas dificuldades decorrentes principalmente do caráter ainda incipiente da sistematização de experiências e conhecimentos que resultem na conformação de uma base teórica e metodológica sólida para a investigação desse objeto.  Um objeto, como sabemos, de grande complexidade que se traduz tanto em dificuldades relativas à sua definição e delimitação, como ao seu caráter multifacetado e multidimensional. Tais características exigem uma abordagem interdisciplinar que envolva instrumentais analíticos de vários campos do conhecimento, especialmente das ciências humanas, dos estudos literários, da semiótica e das teorias da informação e da comunicação. Além disso, por se tratar de um objeto de natureza artística, a pesquisa não se limita apenas aos trabalhos centrados na explicação/compreensão do fenômeno musical, mas aos que se voltam a parâmetros teórico-práticos de processos criativos e interpretativos.

Com a intenção de contribuir com o debate em torno dessas questões, o periódico Música Popular em Revista convida pesquisadores a produzirem, para este número, artigos sobre teoria e métodos de pesquisa em música popular.  

Os artigos deverão apresentar o formato definido no item “Diretrizes para autores”, do site do periódico, e submetidos até 31 de julho de 2021. 

Cabe lembrar que a revista continua acolhendo submissões em fluxo contínuo nas mais variadas temáticas ligadas à música popular. Assim, reiteramos nosso convite a autoras e autores com trabalhos voltados à música popular para que submetam suas produções a nosso periódico.