Criação de vídeo por intermédio de sequência didática na disciplina de língua portuguesa
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Tecnología educativa
Lengua portuguesa
Cibercultura
Siguiendo la enseñanza

Cómo citar

FELICORI, Carol Moreira; FORNARI, Juliana Savoy; NAVARRO, Nadir Ágata Almeida da Costa. Criação de vídeo por intermédio de sequência didática na disciplina de língua portuguesa: uma estratégia de se integrar a tecnologia na sala de aula. Revista Inova Educa, Campinas, SP, n. 4, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15177. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumen

Como não é mais possível pensar em ensinar e aprender sem considerar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), pode-se destacar a criação de vídeos como ferramenta facilitadora de um processo de ensinoaprendizagem eficiente, em que se pode prever a utilização desses recursos. Assim, o objetivo do presente artigo é apresentar um sequência didática, referente ao componente curricular Língua Portuguesa, voltada ao 9° ano do Ensino Fundamental, cujo resultado seja a criação de um vídeo. Essa proposta está baseada na perspectiva de metodologias ativas, da sala de aula invertida e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Espera-se que a sequência didática proposta represente uma forma de os educadores repensarem as suas práticas pedagógicas, a fim de integrar a tecnologia em sala de aula aos conteúdos pedagógicos, promovendo a motivação para aprender e viabilizando uma aprendizagem de qualidade

PDF (Português (Brasil))

Citas

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BZUNECK, J.A. A motivação do aluno: Aspectos Introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). MORÁN, J.M. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG Foca, 2015.

MORÁN, J. M. Leituras dos Meios de Comunicação. São Paulo, Pancast, 1993.

SANTOS, E. Educação Online para além da EAD: Um fenômeno da cibercultura. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.

SANTOS, E. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. In: FONTOURA, H. A. da; SILVA, M. (Orgs.) Práticas pedagógicas, linguagem, mídias: desafios à pós-graduação em educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPED Nacional, 2011. p. 75-98.

SILVA, M. Sala de aula interativa. 1a edição. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=796 1-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192 Acesso em 02/04

https://veja.abril.com.br/entretenimento/com-10-milhoes-de-fas-funk-e-hino-deidentidade-para-jovens-brasileiros-da-periferia/ Acesso em 02/04

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2018 Carol Moreira Felicori, Juliana Savoy Fornari, Nadir Ágata Almeida da Costa Navarro

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.