Ética, segurança e privacidade na educação à distância durante a pandemia no Brasil

Autores

  • Angélica Olivetto de Almeida Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0001-5158-493X
  • Alvim Alves Junior Faculdades Integradas de Jacarepaguá
  • Robson Leandro Carvalho Canato Faculdade Municipal Professor Franco Montoro
  • Sérgio Tadeu Albardeiro Instituto Federal de São Paulo
  • Viviane Cristina Marques Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-6035-5212

Palavras-chave:

Educação a distância, Privacidade de dados, Ética, Pandemia

Resumo

A pandemia do COVID-19 impactou nas escolas e no ensino, e exige-se uma reinvenção da escola
e dos professores. É momento de criar, inventar, romper com padrões e premissas e utilizar novas estratégias. O uso de plataformas leva a internet nesse momento para dentro da escola e das casas de professores e alunos. Não se trata apenas de converter o ensino presencial para as atividades virtuais, mas utilizar as ferramentas e plataformas como uma oportunidade pedagógica. Diante de um cenário tão desafiador e de tantas mudanças, agora, este estudo procurou identificar quais os aspectos da ética, privacidade e segurança na Educação online/distância utilizadas durante a pandemia no Brasil. A metodologia do trabalho foi baseada por meio da revisão bibliográfica e documental, contextualizando-se em quatro aspectos no desenvolvimento sobre o assunto: acesso de dados; disponibilização de dados; manipulação de dados e tratamento dos dados. A ausência de uma legislação vigente oferece a possibilidade de que pessoas más intencionadas aproveitem para captar dados e utilizar para outras finalidades, que não seja a educação. Serão necessários estudos para constatar se os princípios da ética, segurança e privacidade têm sido respeitados e como os dados estão sendo tratados nesse novo cenário.

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Biografia do Autor

Angélica Olivetto de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. Assessora da Escola de Educação Corporativa da Universidade Estadual de Campinas.

Alvim Alves Junior, Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Especialização em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

Robson Leandro Carvalho Canato, Faculdade Municipal Professor Franco Montoro

Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente de ensino superior e coordenador de curso na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM) do curso de Ciência da Computação. 

Sérgio Tadeu Albardeiro, Instituto Federal de São Paulo

Mestrado profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais pela Universidade de Sorocaba. Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo ( IFSP). 

Viviane Cristina Marques, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Campinas.

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Publicado

2021-03-08

Como Citar

ALMEIDA, A. O. de .; ALVES JUNIOR, A.; CANATO, R. L. C. .; ALBARDEIRO, S. T. .; MARQUES, V. C. . Ética, segurança e privacidade na educação à distância durante a pandemia no Brasil. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 7, p. 1–28, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15210. Acesso em: 22 jan. 2022.

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