Ética, segurança e privacidade na educação à distância durante a pandemia no Brasil
Neste número é apresentado algumas artigos contextualizados na temática " Inteligência Artificial na Educação", iniciando um forma de reflexão sobre a introdução da inteligência artificial aplicada na educação. Procuramos apresentar algumas reflexôes sobre aproximação da inteligência artificial na educação, passando para a questão da ética e privacidade dos dados, assim como alguns propostas de aplicação da inteligência artificila na educação.
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Palavras-chave

Educação a distância
Privacidade de dados
Ética
Pandemia

Como Citar

ALMEIDA, Angélica Olivetto de; ALVES JUNIOR, Alvim; CANATO, Robson Leandro Carvalho; ALBARDEIRO, Sérgio Tadeu; MARQUES, Viviane Cristina. Ética, segurança e privacidade na educação à distância durante a pandemia no Brasil. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 7, p. 1–28, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15210. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A pandemia do COVID-19 impactou nas escolas e no ensino, e exige-se uma reinvenção da escola
e dos professores. É momento de criar, inventar, romper com padrões e premissas e utilizar novas estratégias. O uso de plataformas leva a internet nesse momento para dentro da escola e das casas de professores e alunos. Não se trata apenas de converter o ensino presencial para as atividades virtuais, mas utilizar as ferramentas e plataformas como uma oportunidade pedagógica. Diante de um cenário tão desafiador e de tantas mudanças, agora, este estudo procurou identificar quais os aspectos da ética, privacidade e segurança na Educação online/distância utilizadas durante a pandemia no Brasil. A metodologia do trabalho foi baseada por meio da revisão bibliográfica e documental, contextualizando-se em quatro aspectos no desenvolvimento sobre o assunto: acesso de dados; disponibilização de dados; manipulação de dados e tratamento dos dados. A ausência de uma legislação vigente oferece a possibilidade de que pessoas más intencionadas aproveitem para captar dados e utilizar para outras finalidades, que não seja a educação. Serão necessários estudos para constatar se os princípios da ética, segurança e privacidade têm sido respeitados e como os dados estão sendo tratados nesse novo cenário.

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Copyright (c) 2020 Angélica Olivetto de Almeida, Alvim Alves Junior, Robson Leandro Carvalho Canato, Sérgio Tadeu Albardeiro, Viviane Cristina Marques

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