Por que e como estudar IA na educação

Autores

  • Talita de Paula Cypriano de Souza Instituto Federal de São Paulo
  • Osias de Barros Anunciação Instituto Federal de São Paulo
  • Suzy Fernanda Pecht Faculdade SESI-SP
  • Karin Rumiko Kagi Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Educação, Inteligência artificial

Resumo

Atualmente vivemos num novo cenário educacional, onde o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) não é mais algo inacessível, mas ao contrário, já faz parte da vida cotidiana de nossos alunos. Podemos afirmar que a forma de ensinar e de aprender também se modificou, ou está se modificando constantemente, pois as vias de comunicação que permitem a troca de informações ultrapassou as paredes das salas de aula, e o papel do professor também deixou de ser o único elemento central de distribuição ou disseminação das informações, tornando-o agora o guia, o orientador e, em alguns momentos o parceiro dos seus estudantes no processo de construção do conhecimento, onde agora o protagonista dessa construção passa a ser o estudante.

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Biografia do Autor

Talita de Paula Cypriano de Souza, Instituto Federal de São Paulo

Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de São Paulo campus Bragança Paulista. 

Osias de Barros Anunciação, Instituto Federal de São Paulo

Mestrado profissional em andamento em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo.

Suzy Fernanda Pecht, Faculdade SESI-SP

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas.

Karin Rumiko Kagi, Instituto Federal de São Paulo

Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Programadora visual do Instituto Federal de São Paulo, no Câmpus Bragança Paulista.

Referências

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Publicado

2020-06-30 — Atualizado em 2021-06-30

Versões

Como Citar

SOUZA, T. de P. C. de; ANUNCIAÇÃO, O. de B. .; PECHT, S. F.; KAGI, K. R. Por que e como estudar IA na educação. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 7, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15208. Acesso em: 14 ago. 2022.

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