Abstract
Atualmente vivemos num novo cenário educacional, onde o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) não é mais algo inacessível, mas ao contrário, já faz parte da vida cotidiana de nossos alunos. Podemos afirmar que a forma de ensinar e de aprender também se modificou, ou está se modificando constantemente, pois as vias de comunicação que permitem a troca de informações ultrapassou as paredes das salas de aula, e o papel do professor também deixou de ser o único elemento central de distribuição ou disseminação das informações, tornando-o agora o guia, o orientador e, em alguns momentos o parceiro dos seus estudantes no processo de construção do conhecimento, onde agora o protagonista dessa construção passa a ser o estudante.
References
APPINVENTOR. With MIT App Inventor, anyone can build apps with global impact. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/. Acesso em 21 maio 2020.
BAKER, R.; ISOTANI, S.; CARVALHO, A. (2011). Mineração de dados educacionais: Oportunidades para o Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19(02), 03-13. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1301/1172. Acesso em: 18 maio 2020.
COSTA, A. C. R. Sobre os Fundamentos da Inteligência Artificial. Relatório de Pesquisa – Instituto de Informática, UFGRS, Porto Alegre, 1986.
COSTA, A. C. R. Made-Up Minds Book Review. Journal of Logic and Computation, Oxford, v.5, n.3, p.571-572, 1993.
COSTA, G. B. P.; PONTI, M. A.. Capítulo de livro, em português, 31 páginas; In: Tópicos in Gerenciamento de Dados e Informações, SBC, Cap.3, ISBN 978-85-7669-400-7, pp.63-93, 2017. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1806.07908.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
DELLAGNELO, L. G. V., Inteligência artificial na educação potencialidades e desafios. Fundação Telefônica Vivo, Brasil, 2019. Disponível em: http://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/inteligencia-artificial-na-educacaopotencialidades-e-desafios/. Acesso em 10 junho 2020.
DEVELOPERS. Machine Learning Glossary. Disponível em: https://bit.ly/2U9XBZR. Acesso em 21 maio 2020.
DU BOULAY, B. Recent meta-reviews and meta–analyses of AIED systems. In: International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 26, n. 1, p. 536-537, 2016.
DRESCHER, G. L. Made-up minds: a constructivist approach to artificial intelligence. 1989. Tese de Doutorado. Massachusetts Institute of Technology. Disponível em: https://dspace.mit.edu/bitstream/handle/1721.1/77702/21964148-MIT.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
EXPERIMENTS. Experiments with Google. Disponível em: https://experiments.withgoogle.com/collection/ai. Acesso em 21 maio 2020.
FOWLER, D. G. A Model for Designing Intelligent Tutoring Systems, Journal of Medical Systems, Vol. 15, n.1, 1991.
ISOTANI, S.; PINTO, I. I. B. S. Inteligência Artificial na Educação. CIEB Notas Técnicas n. 16, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), 2019. Disponível em: https://cieb.net.br/wpcontent/uploads/2019/11/CIEB_Nota_Tecnica16_nov_2019_digital.pdf. Acesso em: 16 maio 2020.
HAYKIN, S. Neural Networks - A Comprehensive Foundation. Prentice-Hall, New Jersey, 2nd edition, 1999.
INTEL; Guia de planejamento: Saiba mais sobre Big Data. Medidas que Gerentes de TI Podem Tomar para Avançar com o Software Apache Hadoop*. Intel IT Center. 2013. 24 p. Disponível em: https://www.intel.com.br/content/dam/www/public/lar/br/pt/documents/articles/90318386-1- por.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
KNIGHT, K.; RICH, E. Inteligência Artificial. McGraw-Hill, 1994 2ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill. p. 3. 722 páginas.
KODULAR. Much more than a modern app creator without coding. Disponível em: https://www.kodular.io/. Acesso em 21 maio 2020.
LONG, D.; MAGERKO, B. What is AI Literacy? Competencies and Design Considerations. In: Proceedings of CHI '20: CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '20), 2020. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/fullHtml/10.1145/3313831.3376727. Acesso em 15 maio 2020.
LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA, 2018.
RANSDELL, J. A relevância da semiótica Peirceana para uma inteligência computacional aumentada. Computação, cognição e semiose. Salvador: EDUFBA, p. 19-66, 2007.
RUSSELL, S.J.; NORVIG, P., Artificial Intelligence: A Modern Approach, 2nd. Edition, Prentice Hall, 2003.
THUNKABLE. Build your own apps. Disponível em: https://thunkable.com/. Acesso em 21 maio 2020.
SANTOS, L. C. B., Aprendizagem, cognição e inteligência artificial. UNICAMP, SP, 2006.
UNESCO. Artificial intelligence in education, compendium of promising initiatives: Mobile Learning Week 2019, Paris, France, 2019.
VICARI, R. M. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: sumário executivo. SENAI, Brasília, 2018.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Karin Rumiko Kagi, Osias de Barros Anunciação, Talita de Paula Cypriano de Souza, Suzy Fernanda Pecht