Resumo
A educação pode ser considerada como uma estratégia que propicia condições para que os indivíduos tenham acesso a formação e formação continuada para construir novos conhecimentos, o que pode contribuir para o crescimento social e econômico dos mesmos e do país. Com o advento das tecnologias digitais, ressaltamos os dispositivos móveis, tais como os tablets, smartphones e aparelhos celulares, que possibilitam por meio das redes multisserviços sem fio, o aprendizado a qualquer momento a partir de qualquer espaço. Neste trabalho pesquisamos sobre a produção de conteúdos educacionais digitais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Móvel. Adotamos a metodologia de pesquisa teórica, tendo-se como referências autores das áreas de educação, tecnologia com mobilidade e comunicação.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n2, p.327-340, jul.- dez. 2003.
BATISTA, S. et al. M-learning e Celulares: em busca de soluções práticas, 2011. Disponível em: seer.ufrgs.br/cadernosdeinformatica/article/download/v6n1p23.../11733. Acesso em: 20 nov. 2014.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a Educação a Distância no Brasil. Educação & Sociedade, Florianópolis: n 78, p. 117-142, Abril, 2002.
GOKHALE, A. Collaborative Learning Enhances Critical Thinking. Journal of Technology Education, v. 29, n. 1, 1995. Disponível em: http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/JTE/v7n1/gokhale.jte-v7n1.html. Acesso em: 19 dez. 2014.
GSMA. GSMA announces new global research that highlights significant growth opportunity for the mobile industry. London: GSMA, 2012. In: UNESCO, Diretrizes políticas para a aprendizagem móvel. Brasília, 2014, 45 p. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/singleview/news/diretrizes_de_politicas_da_unesco_para_a_aprendizagem_movel_pdf_only/#.VGy8 YvnF9Po. Acesso em: 04 nov. 2014.
GRAZIOLA, J. P. G. Aprendizagem com mobilidade (m-learning) nos processos de ensino e de aprendizagem: reflexões e possibilidades. Disponível em: http://www.inf.ufpr.br/alexd/ARTIGOS_MOBILIDADE/Graziola_2009_a.pdf. Acesso em: 24 nov. 2014.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5 ed. Campinas, SP : Papirus, 2009. 141p.
MERIJE, W. Mobimento: educação e comunicação mobile. São Paulo. Peirópolis. 2012. 128 p.
OLIANI, G.; PEREIRA, E. M. A. A inovação Tecnológica para a Educação Superior: estudo na UNICAMP. 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20- ciaed/pt/anais/pdf/182.pdf. Acesso em: 12 dez. 2014.
ONO, A. T.; ALMEIDA, M. E. B. As novas tecnologias móveis com conexão sem fio aplicadas ao contexto educacional: um olhar sobre os diferentes caminhos além do Brasil. In: SEMEAD – Seminários em Administração, 13, 2010, São Paulo. FEA-USP, 2010. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/Semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/164.pdf. Acesso em: 23 set. 2014.
PAES, C.; MOREIRA, F. Aprendizagem com dispositivos móveis: aspectos técnicos e pedagógicos a serem considerados num sistema de educação. 2011. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/251731922. Acesso em: 08 dez. 2014.
SACOOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
UNESCO, Turning on mobile learning in Europe: illustrative initiatives and policy implications. Paris, 2012, 47p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002161/216165e.pdf. Acesso em: 24 set. 2014.
UNESCO, Policy guidelines for mobile learning. Paris, 2013. 42p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Acesso em: 24 set. 2014.
UNESCO, Diretrizes políticas para a aprendizagem móvel. Brasília, 2014, 45 p. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/singleview/news/diretrizes_de_politicas_da_unesco_para_a_aprendizagem_movel_pdf_only/#.VGy8 YvnF9Po. Acesso em: 04 nov. 2014.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Gilberto Olian, Lucas Schumacher Lemos, Herbert Faria Pinto