A preparação de conteúdos educacionais digitais para ambientes virtuais de aprendizagem móvel
PDF

Palavras-chave

Conteúdo educacional digital
Ambientes virtuais de aprendizagem móvel
Dispositivos móveis
Aprendizagem com mobilidade
Inovação

Como Citar

OLIAN, Gilberto; LEMOS, Lucas Schumacher; PINTO, Herbert Faria. A preparação de conteúdos educacionais digitais para ambientes virtuais de aprendizagem móvel. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 4, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15187. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A educação pode ser considerada como uma estratégia que propicia condições para que os indivíduos tenham acesso a formação e formação continuada para construir novos conhecimentos, o que pode contribuir para o crescimento social e econômico dos mesmos e do país. Com o advento das tecnologias digitais, ressaltamos os dispositivos móveis, tais como os tablets, smartphones e aparelhos celulares, que possibilitam por meio das redes multisserviços sem fio, o aprendizado a qualquer momento a partir de qualquer espaço. Neste trabalho pesquisamos sobre a produção de conteúdos educacionais digitais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Móvel. Adotamos a metodologia de pesquisa teórica, tendo-se como referências autores das áreas de educação, tecnologia com mobilidade e comunicação.

PDF

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n2, p.327-340, jul.- dez. 2003.

BATISTA, S. et al. M-learning e Celulares: em busca de soluções práticas, 2011. Disponível em: seer.ufrgs.br/cadernosdeinformatica/article/download/v6n1p23.../11733. Acesso em: 20 nov. 2014.

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a Educação a Distância no Brasil. Educação & Sociedade, Florianópolis: n 78, p. 117-142, Abril, 2002.

GOKHALE, A. Collaborative Learning Enhances Critical Thinking. Journal of Technology Education, v. 29, n. 1, 1995. Disponível em: http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/JTE/v7n1/gokhale.jte-v7n1.html. Acesso em: 19 dez. 2014.

GSMA. GSMA announces new global research that highlights significant growth opportunity for the mobile industry. London: GSMA, 2012. In: UNESCO, Diretrizes políticas para a aprendizagem móvel. Brasília, 2014, 45 p. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/singleview/news/diretrizes_de_politicas_da_unesco_para_a_aprendizagem_movel_pdf_only/#.VGy8 YvnF9Po. Acesso em: 04 nov. 2014.

GRAZIOLA, J. P. G. Aprendizagem com mobilidade (m-learning) nos processos de ensino e de aprendizagem: reflexões e possibilidades. Disponível em: http://www.inf.ufpr.br/alexd/ARTIGOS_MOBILIDADE/Graziola_2009_a.pdf. Acesso em: 24 nov. 2014.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5 ed. Campinas, SP : Papirus, 2009. 141p.

MERIJE, W. Mobimento: educação e comunicação mobile. São Paulo. Peirópolis. 2012. 128 p.

OLIANI, G.; PEREIRA, E. M. A. A inovação Tecnológica para a Educação Superior: estudo na UNICAMP. 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20- ciaed/pt/anais/pdf/182.pdf. Acesso em: 12 dez. 2014.

ONO, A. T.; ALMEIDA, M. E. B. As novas tecnologias móveis com conexão sem fio aplicadas ao contexto educacional: um olhar sobre os diferentes caminhos além do Brasil. In: SEMEAD – Seminários em Administração, 13, 2010, São Paulo. FEA-USP, 2010. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/Semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/164.pdf. Acesso em: 23 set. 2014.

PAES, C.; MOREIRA, F. Aprendizagem com dispositivos móveis: aspectos técnicos e pedagógicos a serem considerados num sistema de educação. 2011. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/251731922. Acesso em: 08 dez. 2014.

SACOOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

UNESCO, Turning on mobile learning in Europe: illustrative initiatives and policy implications. Paris, 2012, 47p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002161/216165e.pdf. Acesso em: 24 set. 2014.

UNESCO, Policy guidelines for mobile learning. Paris, 2013. 42p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Acesso em: 24 set. 2014.

UNESCO, Diretrizes políticas para a aprendizagem móvel. Brasília, 2014, 45 p. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/singleview/news/diretrizes_de_politicas_da_unesco_para_a_aprendizagem_movel_pdf_only/#.VGy8 YvnF9Po. Acesso em: 04 nov. 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Gilberto Olian, Lucas Schumacher Lemos, Herbert Faria Pinto

Downloads

Não há dados estatísticos.