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Julgamentos de gramaticalidade na pesquisa, no ensino e na extensão
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Palavras-chave

Extensão universitária
Formação continuada
Gramática Gerativa
Julgamentos de gramaticalidade
Curso de extensão

Como Citar

Tescari Neto, A. ., & Pereira, G. S. (2021). Julgamentos de gramaticalidade na pesquisa, no ensino e na extensão: popularizando a metodologia da análise gerativa na formação (continuada) de professores. Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 2(00), e021003. https://doi.org/10.20396/ijoce.v2i00.14031

Resumo

Desenvolver, de maneira harmoniosa e integrada, atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária é a vocação primeira da universidade pública brasileira. O artigo ilustra tal possibilidade a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão promovidas pelo LaCaSa – Laboratório de Cartografia Sintática: Pesquisa e Ensino, um dos grupos de pesquisa do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Nosso objetivo principal aqui é argumentar que a integração dessas três atividades-pilares do ensino superior público no país é possível se se levar em conta aspectos da pesquisa mesma desenvolvida pela instituição universitária, o que é feito, em nosso caso, através da metodologia de investigação que guia as pesquisas de nosso laboratório, nomeadamente a metodologia da gramática Gerativa, que tem, nos julgamentos de gramaticalidade, o seu principal expediente metodológico. Tal expediente é explicado a partir de exemplos de frases do português. Argumentamos que esse mesmo expediente utilizado na pesquisa pode ser implementado no ensino – em disciplinas que envolvem análise linguística na graduação – e na extensão universitária...

https://doi.org/10.20396/ijoce.v2i00.14031
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Referências

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