Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5cm; usa uma fonte Calibri de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Certificar-se que os Metadados exemplificados abaixo com as devidas instruções, estão incluídos de forma correta na submissão:

    1) Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.


    2) Subtítulo: Incluir o subtítulo iniciado sempre por minúsculo.


    3) Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 250 palavras.


    4) Informações de Cobertura: Incluir nesta área espacial e temporalidade, ou seja, local e cronologia. (Ex.: Brasil; Contemporâneo ou Brasil; Século XXI ou Global; Contemporâneo. Fazer o mesmo para o inglês).


    5) Tipo: Incluir neste campo o tipo de suporte. (Ex.: Texto para português e Text para inglês).


    6) Direitos: Aqui neste campo, sempre coloque a licença do Creative Commons da Revista: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.


    7) Idiomas: Informe os dois idiomas da submissão, incluindo apenas as siglas dos idiomas. (Ex.: para Português – pt / para Inglês – en).


    8) Área do Conhecimento: Insira a área de conhecimento da temática (Ex.: Ciências Humanas, Ciências Econômicas ou Ciências Sociais, etc.).


    9) Palavras-chave: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Ex.: Extensão universitária / Políticas públicas / Universidade / Administração universitária).


    10) Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.2020/001258).

Diretrizes para Autores

A Revista Internacional de Extensão da Unicamp apresenta pesquisas científicas, reflexões, e práticas que emergem das ações de extensão de instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Dessa forma, leva a expansão, compartilhamento e atualização do conhecimento na área de relação universidade-sociedade, em especial da extensão universitária.

Isso inclui a apresentação, análise e discussão de temas como:

  • Competências organizacionais e profissionais para a colaboração universidade-sociedade.
  • Comunicação de iniciativas e resultados das ações de extensão universitária.
  • Desafios, práticas, métodos e ferramentas de colaboração universidade-sociedade.
  • Desenvolvimento de teoria para guiar a pesquisa e a prática da extensão universitária.
  • Engajamento comunitário e cívico.
  • Gestão da extensão universitária.
  • Impactos da extensão universitária na sociedade e na própria instituição de ensino superior.
  • Indicadores e certificações na área de extensão universitária.
  • Iniciativas inovadoras em extensão universitária.
  • Integração ensino-extensão, incluindo a curricularização da extensão, e aprendizado de serviço.
  • Pesquisa-ação e pesquisa aberta e participativa.
  • Políticas públicas no campo da extensão universitária.
  • Questões contemporâneas da extensão universitária.

Taxas

Não há taxas de submissão, avaliação ou publicação do trabalho, bem como cobrança por páginas extras.

Uso de dados e materiais de terceiros

Os autores devem obter permissão para reutilizar material de terceiros nos trabalhos submetidos a essa revista. Geralmente, o uso de pequenas citações e alguns outros materiais é permitido, de forma limitada, para fins de crítica e revisão sem obter permissão formal.

Se os autores usarem qualquer material para o qual não possuam direitos autorais e que não seja coberto por este contrato informal, será necessário obter permissão por escrito do proprietário dos direitos autorais antes do envio.

Política de Compartilhamento de Dados

Os autores são encorajados a compartilhar os dados que apoiaram os resultados e análises realizados no trabalho publicado (aqui chamados de dados complementares), desde que não comprometam a privacidade e segurança dos sujeitos e intuições pesquisados.

Assim, autores são incentivados a depositar seus dados em um repositório que possa atribuir um identificador digital permanente, como um Digital Object Identifier (DOI), e tenha um plano de preservação dos dados de longo prazo. Se não tem certeza sobre onde depositar seus dados, acesse this information.

No momento da submissão, os autores serão questionados sobre a existência de dados adicionais relacionados aos trabalhos submetidos. Em caso positivo, os autores deverão informar o DOI, pré-registro do DOI, hiperlink ou qualquer identificador digital permanente associado aos dados. Os dados adicionais submetidos não entram na avaliação do trabalho, não fazendo parte do processo de submissão. 

Os autores têm responsabilidade em garantir a qualidade do dado complementar; qualquer erro ou inconsistência são responsabilidades exclusivas dos fornecedores de tais dados.

Além disso, a Revista apoia a Declaração Conjunta de Princípios de Citação (Force 11), a qual recomenda que os dados citados sejam compreensíveis por seres humanos e, ao mesmo tempo, legíveis e processáveis automaticamente por computadores. A declaração pode ser consultada em  https://www.force11.org/datacitationprinciples[1]


Normas dos trabalhos

Idioma

Os textos em português e espanhol devem ter resumo no idioma do texto mais um resumo em inglês. Textos em inglês devem ter um resumo em inglês e um em espanhol.

1 Normas gerais

Os trabalhos deverão ser digitados em texto corrido, submetidos em um único arquivo texto (.doc, .docx ou equivalente de Software livre) com as seguintes características:

  • A página deverá ser do tamanho A4, com formatação de margens de 2,0 cm cada, contendo necessariamente numeração de página no rodapé.
  • Espaçamento 1,5
  • As Figuras e Tabelas deverão estar inseridas no texto e terão fonte tipo Calibri, tamanho 10.
  • Fonte tipo Calibri, tamanho 11
  • não exceder o número de palavras apropriado de cada Seção em que o texto se insere (ver limites a seguir).
  • Os parágrafos devem ter recuo de 1,0 cm e espaçamento de 1,5 cm sem linha de espaço entre os parágrafos.
  • Os autores devem verificar os hiperlinks das referências antes do envio, pois a equipe da revista não será responsável por verificá-los.
  • Os autores devem garantir o anonimato da submissão não deixando nenhuma informação de autoria no documento enviado ou nas propriedades do arquivo.
  • Os autores devem enviar os dados dos autores em uma página separada (via sistema de submissão). Os dados são nome completo, afiliação institucional, endereço, informações de contato.

Quadro - Normas por tipo de trabalho

Tipo de trabalho

Revisores

Limite de palavras

Conteúdo

Editorial

editor

1.000 palavras

Folha de rosto sem resumo, texto e referências

Artigos científicos sobre extensão

editor e dois revisores

3.000 palavras (excluindo título, informações do autor, tabelas, figuras, agradecimentos, referências, apêndices, resumo e palavras-chave)

Folha de rosto, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões, referências e apêndices (opcional)

Reflexões

editor e um revisor

1.000 palavras (excluindo título, informações do autor, tabelas, figuras, agradecimentos, referências, apêndices e palavras-chave)

Folha de rosto, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões, referências e apêndices (opcional)

Resenhas de livros ou monografias

editor e um revisor

1.000 palavras (excluindo título, informações do autor, tabelas, figuras, agradecimentos, referências, apêndices e palavras-chave)

Folha de rosto sem resumo, texto e referências

Práticas em extensão universitária

editor e um revisor

2.000 palavras (excluindo título, informações do autor, tabelas, figuras, agradecimentos, referências, apêndices, resumo e palavras-chave)

Folha de rosto, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões, referências (opcional) e apêndices (opcional)


Normas detalhadas de formatação dos trabalhos

2. Folhas de Rosto

As Folhas de Rosto não devem conter os dados dos autores e devem conter os seguintes elementos, nesta ordem:

  1. Título: conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho, não excedendo a 10 palavras. O Título em inglês deverá ser a versão exata do título em português.
  2. Resumo e Palavras-Chave no idioma principal - O Resumo (Editorial, Reflexões e Resenhas não possuem resumo, porém têm palavras-chave) deve ter no máximo 500 palavras e deve ser seguido de 3 a 5 Palavras-Chave que deverão ser separadas por um ponto e vírgula entre elas.
  3. Resumo e Palavras-Chave no segundo idioma – Seguem as mesmas regras do idioma principal.

3. Texto do artigo

  1. Subdivisões do Texto - Em todas as categorias, o texto deve ser estruturado a partir de títulos e subtítulos das partes, alinhados à esquerda, com numeração. Os títulos deverão ser digitados em negrito e os subtítulos em itálico.
  2. Notas de rodapé - Não utilizar notas de rodapé bibliográficas; as demais deverão ser ordenadas por algarismos arábicos que deverão ser sobrescritos no final do texto.
  3. Figuras - As Figuras, com suas respectivas legendas e fontes, deverão estar inseridas no texto; e deverão estar, preferencialmente, em formato compacto (JPG, PNG ou outro). Para assegurar qualidade de publicação, todas as figuras deverão ter qualidade para exibição na web e impressão.
  4. Tabelas - As Tabelas, incluindo título e notas, deverão estar inseridas no texto com as devidas legendas. As Tabelas deverão estar em MSWord, Excel ou equivalente de software livre.
  5. Anexos - Serão aceitos anexos quando contiverem informação original importante ou algum destacamento que complemente, ilustre e auxilie a compreensão do trabalho.

4. Normas de citação e referências – Como uma revista internacional a Revista Internacional de Extensão da UNICAMP segue as normas da American Psychological Association (APA).

Informações importantes

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão a todos os itens a seguir:

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. A submissão de trabalho será feita por meio eletrônico, o que implica, automaticamente, a transferência de direitos exclusivos de publicação, por um ano, a partir da data de submissão do trabalho.
  3. Será enviada como documento suplementar (pós aceite) a declaração de cessão de direitos autorais por todos os autores. As declarações de autorização para divulgação de imagens são de exclusiva responsabilidade dos autores.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos conforme as diretrizes para autores e as citações e respectivas referências seguem as normas de estilo APA.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista (avaliação cega por pares).

Todo trabalho deverá possuir o Termo de Originalidade do manuscrito, que deve ser incluso junto ao processo de submissão no sistema (OJS). Para baixar o Termo de Originalidade  clique aqui.

__________________
[1] Data Citation Synthesis Group: Joint Declaration of Data Citation Principles. Martone M. (ed.) San Diego CA: FORCE11; 2014 [https://www.force11.org/group/joint-declaration-data-citation-principles-final].

Artigos

3.000 palavras (excluindo título, informações do autor, tabelas, figuras, agradecimentos, referências, apêndices, resumo e palavras-chave)

Reflexões

1.000 palavras (excluindo título, informações do autor, tabelas, figuras, agradecimentos, referências, apêndices e palavras-chave)

Práticas em extensão universitária

2.000 palavras (excluindo título, informações do autor, tabelas, figuras, agradecimentos, referências, apêndices, resumo e palavras-chave)


Resenhas

1.000 palavras (excluindo título, informações do autor, tabelas, figuras, agradecimentos, referências, apêndices e palavras-chave)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.