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Desenvolvendo uma pedagogia socioambiental
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Palavras-chave

Educação
Sociedade
Barragens
Pedagogia
Resistência

Como Citar

Medeiros, C., Pfeiffer, C. C., Gambassi, G. M. ., Câmara, M. T. P. ., Assis, R. de S. ., Oliveira, T. G. de, … Peres, I. K. (2021). Desenvolvendo uma pedagogia socioambiental: pesquisa e ação associadas a barragens . Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 2(00), e021002. https://doi.org/10.20396/ijoce.v2i00.14234

Resumo

O presente artigo, fruto do percurso coletivo do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB), em especial de seu Grupo Temático Educação e Sociedade, versa sobre o desenvolvimento de uma pedagogia socioambiental, voltada a comunidades afetadas por barragens de mineração e de água. Busca-se, com essa pedagogia, colaborar para uma maior articulação entre sociedade e universidade na construção de formas de re-existir nesses territórios, a partir da compreensão de que a educação é uma prática que pode afetar as condições materiais de existência dos grupos sociais. Localizamos, assim, a educação socioambiental como uma concepção pedagógica crítica que visa à formação de sujeitos comprometidos com a justiça socioambiental e com a construção de outro mundo possível, com base na pedagogia freireana – aqui desenvolvida a partir da pedagogia da sustentabilidade – e do materialismo histórico. Essa proposta, composta por cinco eixos temáticos (geológico, geográfico, sociológico, ambiental e político) trabalhados de maneira articulada, irá se desdobrar na estruturação de um plano pedagógico que se dará de maneira colaborativa, com as pessoas envolvidas no projeto e, principalmente, com a população local. Diante do exposto, apresentamos os princípios dessa educação não formal extensionista, de seu método e de formas de abordagem, focando-nos, inicialmente, em explanações teórico-metodológicas.

https://doi.org/10.20396/ijoce.v2i00.14234
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Referências

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Copyright (c) 2021 Carolina Medeiros, Claudia Castellanos Pfeiffer, Giulia Mendes Gambassi, Marco Túlio Pena Câmara, Rebeca de Souza Assis, Talita Gantus de Oliveira, Adriana Maria Villalón, José Alberto Maia Barbosa, Isabela Kojin Peres

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