Resumo
O presente artigo é uma breve apresentação e sistematização de experiências do Coletivo de Educação Popular Flor de Maio, especialmente as que correspondem a sua atuação como cursinho pré-vestibular popular entre 2015 e 2019, período em que esteve vinculado ao Projetos de Extensão Comunitária (PEC) da Universidade Estadual de Campinas. Na Introdução, expomos brevemente a importância da relação entre o contexto histórico-social de formação do coletivo, o território onde atua - a cidade de Hortolândia, na região metropolitana de Campinas - e a construção de nossa prática político pedagógica. Em seguida, discorremos sobre as duas categorias basilares desta prática: a Educação Popular e a autogestão, distanciando o nosso uso destes termos de sentidos surrupiados e moldados por lógicas de mercado. Logo, descrevemos as atividades realizadas graças aos recursos disponibilizados - desde o suprimento das necessidades básicas que possibilitam a permanência de educandos e educadores, excursões e abertura de novas turmas. Por fim, refletimos acerca da construção de extensão enquanto processo de comunicação voltada para a prática da liberdade e de democratização universitária.
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