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Cursinho Pré-vestibular Colmeia
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Palavras-chave

Educação
Cursinho Pré-vestibular;
Acolhimento;
Vínculo
Impactos socioespaciais

Como Citar

Rimoli, J., Curitiba, J. A., & Alves, J. D. G. . (2020). Cursinho Pré-vestibular Colmeia: acolhimento, vínculo e impactos socioespaciais. Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 1(1), 19–30. https://doi.org/10.20396/ijoce.v1i1.13821

Resumo

Tendo em vista a missão dos cursinhos populares, quanto ao acesso ao Ensino Superior, o objetivo desse trabalho é analisar os impactos socioespaciais do projeto de extensão “Cursinho Pré-vestibular Colmeia - Jovens construindo seu projeto de futuro”, localizado no município de Limeira. A metodologia é composta por duas estratégias, sendo a) geoprocessamento da distribuição espacial dos estudantes no município e b) aplicação de questionário em uma amostra de 21 ex-alunos, visando a análise da dimensão social e subjetiva. Os resultados apontaram que o Colmeia possui uma abrangência em diversas escalas espaciais (local, regional e interestadual), garantindo uma capilaridade em sua distribuição espacial em bairros periféricos, devido à sua reputação educacional, divulgação, gratuidade que garante o acesso e permanência, seguindo critérios de avaliação socioeconômicas e cumpriu o papel de extensão universitária entre a universidade e sociedade. Constatou-se também que o acolhimento e os vínculos pedagógicos que se constituíram foram experiências com sentidos, significados e colaboram para aprovações nos vestibulares e emancipações dos estudantes.

 

https://doi.org/10.20396/ijoce.v1i1.13821
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