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Transexualidade
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Palavras-chave

Educação para sexualidade
Transexualidade
Atuação docente
Tema transversal.

Como Citar

DE SOUZA, Débora Cynthia Alves; MELLO, Tarcilla Mariano; CAIXETA, Juliana Eugênia. Transexualidade: a invisibilidade na atuação docente em ciências e biologia. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9900. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A transexualidade, definida como o não-reconhecimento de si a partir do seu sexo biológico, é um tema invisível nas salas de aulas, especialmente, por não ser compreendido, na prática docente, como parte do tema transversal vinculado à educação para a sexualidade. O presente estudo investigou de que maneira o tema transexualidade é tratado no ambiente escolar, na disciplina de ciências naturais e biologia. Os resultados foram categorizados em 3 grupos: concepções, formação e atuação docente. O presente
estudo encontrou que os/as docentes de Ciências Naturais e Biologia, de escolas públicas do Distrito Federal, não abordam o tema transexualidade em suas aulas. Isso se deve à falta ou pouca formação acadêmica, aliada à resistência dos pais, das mães ou responsáveis pelos/as estudantes sobre o ensino de temas vinculados à educação para a sexualidade na escola. Portanto, há uma necessidade de melhorar a formação dos/as docentes no Brasil.

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Referências

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