Banner Portal
Gênero e ensino de ciências
PDF

Palavras-chave

Ensino de ciências
Ensino para a sexualidade
Gênero
Interdisciplinaridade

Como Citar

DE SOUSA, Bruce Lorran C. M.; SILVA, Thatianny Alves de Lima. Gênero e ensino de ciências: sensibilizações e empatias (re)construídas entre estudantes em um projeto interdisciplinar. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9897. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Os/As educandos/as podem fomentar concepções sobre sexualidades baseadas no senso comum, assim a escola torna se um espaço privilegiado para estas discussões. Contudo, este trabalho pedagógico centra-se no viés biológico, especialmente pela concepção docente. Incluir temas como sexualidade e/ou gênero propicia a reflexão dos fenômenos naturais e as construções sociais, ambos abordados no Ensino de Ciências. Salienta-se a transversalidade deste tema. Logo, realizou se um projeto interdisciplinar, com a temática Gênero e sexualidade, sendo planejado e realizado durante a disciplina Estágio supervisionado em Ciências Naturais 4 do curso Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). A metodologia foi qualitativa e os dados foram registrados em diário de campo sendo realizada análise de conteúdo por categorização. Os resultados evidenciam posicionamentos estereotipados e preconceituosos quanto aos gêneros. Salienta-se que o tema deve ser trabalhado na formação de professores e na comunidade a fim de redução de preconceitos e tabus.

PDF

Referências

ALMEIDA, E. A. E de; FRANZOLIN, F. A educação em Ciências e a perspectiva de gênero. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC -. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

ARAUJO, J. J. S. et al. 2013. Sexualidade: percepção dos escores do ensino fundamental 2 da rede pública de Maceió. Revista Ibero-americana de estudos em educação. São Paulo, v. 8, n. 4, p. 978-987, out/dez. 2013

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edição 70, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARDOSO, F. S. et al. Interdisciplinaridade: fatos a considerar. R.B.E.C.T, vol. 1, nº 1, jan/abr. 2008.

JAPIASSU, H. A questão da interdisciplinaridade. In: Seminário Internacional sobre Reestruturação Curricular. Porto Alegre: Secretaria municipal de educação, 1994.

KLEIN, T. S. Sexualidade, adolescência e escola: uma abordagem interdisciplinar. In: IV Encontro nacional de pesquisa em educação em Ciências. São Paulo: Bauru, 2003.

LOURO, G. L. A emergência do Gênero. In: LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 14-36.

LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L (org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 7-42.

MOL, G. S. Pesquisa qualitativa em Ensino de Química. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v.5, n.9, p. 495-513, dez. 2017.

MOREIRA, B. L. R. et al. Educação sexual na escola: implicações para a práxis dos adultos de referência a partir das dúvidas e curiosidades dos adolescentes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. n.1, v.10, p. 64-83. 2011.

PENA, A. L. Narrativas autobiográficas e a formação de educadores sexuais. (129 f.). 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Universidade de Brasília, 2015.

RIBEIRO, Y. S. et al. Relato de experiência sobre a prática docente: ensino de sexualidade. In: VI SECITEC – Semana de educação, ciência e tecnologia. Goiás: Instituto federal de Goiás, campus Formosa, 2015.

SILVA, D. M. et al. Sexualidade na adolescência: relato de experiência. Revista de Enfermagem - UFPE on line. Recife, n. 7, v.1, p. 820-3, mar. 2013.

TEIXEIRA, C. A Interdisciplinaridade no ensino da educação sexual nos anos finais do ensino fundamental. Revista Ciência em tela, Rio de Janeiro, n.1, v.7, p. 1-8. 2014.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.