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Sala das sensações do big bang
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Palavras-chave

Inclusão
Sala das sensações
Ciências naturais
Conhecimento científico
Aprendizagem significativa

Como Citar

MANGUEIRA, Mayra Samara Francisca; SANTOS, Celina Souza; ALMEIDA, Letícia; DA CUNHA, Samuel Loubach; COSTA, Douglas da Silva. Sala das sensações do big bang: o universo numa sala de aula. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9892. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este relato de experiência demonstra que o uso da sala das sensações do Big Bang, utilizando sensações e percepções, imagens e conteúdo audiovisual auxiliam na construção do conhecimento e entendimento dos fenômenos científicos, possibilitando a construção da aprendizagem significativa. Participaram deste relato quatro pesquisadoras/graduandas de Ciências Naturais, dois orientadores/mestrandos em Ensino de Ciências todos/as da FUP (Faculdade UnB de Planaltina), e uma estudante com deficiência intelectual que já terminou o ensino médio e uma estudante com dislexia estudante de Ciências Naturais na FUP. Neste relato utilizamos a metodologia qualitativa com delineamento em pesquisa participante e para os registros das ações, utilizamos fotografias, registros em diários de campo, e desenhos realizados pelas estudantes. O corpus de análise desta pesquisa é composto por um diário de campo, e pelas produções das estudantes. A análise de dados foi semiótica e os resultados sugerem que a intervenção proporcionou a construção de uma aprendizagem significativa.

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