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Formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização
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Palavras-chave

Formação de professores
Anos iniciais da escolarização
Produção científica

Como Citar

RIBEIRO, Deborah Gomes; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: breve panorama da produção científica (2009-2015). Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9799. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar breve panorama da produção científica sobre formação de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização. A pesquisa foi realizada em alguns periódicos da área de Ensino de Ciências. Foram lidos título e resumo de todos os artigos publicados no período de 2009 a 2015, selecionando aqueles que abordavam aspectos sobre a formação de professores de Ciências que, em nosso entender, poderiam trazer contribuições para o diálogo sobre a formação de professores para os anos iniciais da escolarização. Inicialmente, os artigos foram organizados a partir de temas de destaque e, na sequência, voltou-se o olhar especificamente para aqueles que tratavam dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Todos os artigos enfatizam a importância e a necessidade da formação de professores contemplar de forma efetiva o Ensino de Ciências.

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