Banner Portal
Laboratório de ciências na pré-escola
PDF

Palavras-chave

Laboratório de Ciências
Educação Infantil
Organização do trabalho didático

Como Citar

SIQUEIRA, José Flávio Rodrigues; CENTENO, Carla Villamaina. Laboratório de ciências na pré-escola: espaço físico de aprendizagem. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 9, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9761. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente texto faz parte da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação da UEMS-CG e pretender descrever e discutir de que maneira o espaço físico do laboratório de Ciências pode ser utilizado para transmissão de conhecimentos científicos para turmas da pré-escola. Utilizou-se da visita à escola municipal para a realização da descrição do Laboratório de Ciências, bem como se utilizou da categoria analítica organização do trabalho didático de ALVES (2004) para as reflexões e crítica.  Dentre os resultados, mesmo com a introdução de alguns recursos tecnológicos atuais, o espaço físico do laboratório de Ciências ainda mantém características da escola comeniana.

PDF

Referências

ARCE, Alessandra, SILVA, Débora Alfaro São Martinho da, VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

_______, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados; Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2004.

_______, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

_______, Gilberto Luiz. História da educação: a produção teórica sobre o trabalho didático. In: BRITO, Silvia Helena Andrade [et al] (orgs.). A Organização do trabalho didático na história da educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2010.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa [et al]. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

COMÉNIO, João Amós. Didáctica Magna. 2 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1957.

GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.

TRIVELATO, Sílvia Frateschi; SILVA, Rosana Louro Ferreira. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.