Banner Portal
Aprendizagem de professores que ensinam matemática na infância
PDF

Palavras-chave

Educação matemática
Formação docente
Grandezas e medidas
Grupo colaborativo

Como Citar

ALMEIDA, Alessandra Rodrigues. Aprendizagem de professores que ensinam matemática na infância: um olhar para o contexto colaborativo. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 8, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9693. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A aprendizagem docente se configura como um tema relevante no cenário educacional, pois a natureza do ensino exige que os professores se comprometam com sua própria aprendizagem ao longo da vida. Nesse sentido este artigo, que consiste em um recorte de uma tese de doutorado em desenvolvimento, possui objetivo conhecer em que medida a participação em um grupo de estudos sobre a educação matemática contribui para a aprendizagem docente e para mudanças nas práticas dos docentes envolvidos. Neste artigo são observados os estudos sobre as grandezas e medidas desenvolvidos no contexto colaborativo que se configura como cenário da investigação. Os resultados iniciais indicam que a escrita de narrativas individuais e coletivas possibilitam a (re)significação dos conteúdos matemáticos pelos participantes, que as investigações sobre a própria prática propiciam aprendizagens e auxiliam o professor a lidar com seus problemas no cotidiano, e que o grupo colaborativo é potencializador da aprendizagem docente.

PDF

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEIs - Resolução Nº 5/2009 CNE/MEC, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. A tale of two teachers: Learning to teach over time. Kappa Delta Pi Record, v. 48, n. 3, p. 108-122, 2012.

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan. L. Relationships of knowledge of practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, p. 249-305, Tradução para uso do PRAPEM (Prática Pedagógica em Matemática), 1999.

FIORENTINI, Dario. A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, v. 8, n. 11, p. 61-82. 2013.

FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 49-79.

GAMA, Renata Prenstteter; FIORENTINI, Dario. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educação, Matemática, Pesquisa, v.11, n.2, p.441-461, 2009.

JIMÉNEZ, Alfonso. Quando professores de matemática da escola e da universidade se encontram: re-significação e reciprocidade de saberes, 2002. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas-SP.

MOURA, Anna Regina Lanner de. A medida e a criança pré-escolar. 1995, f. 221. Tese. (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.

SILVA, Cília Cardoso Rodrigues da. Construção de conceito de grandezas e medidas nos anos iniciais: comprimento, massa e capacidade. 2011, f. 230. Dissertação. (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília-DF.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.