Resumen
O artigo descreve a experiência da disciplina Trabalhos de Campo do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, e a discute no contexto da formação do professor de ciências. A disciplina foi ofertada a 12 estudantes, com encontros semanais presenciais ao longo de um semestre e uma viagem de campo de 5 dias de duração ao Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás. Os estudantes relataram o impacto positivo da experiência no campo no seu entendimento sobre a atividade docente, no ganho de confiança e estímulo para conduzir futuras atividades de campo, e na compreensão do potencial de socialização que o campo apresenta nas relações entre alunos e professores. Destacamos a necessidade da preparação para a condução de atividades de campo nos processos de formação inicial e continuada dos professores de ciências, com especial ênfase para a realização de imersão dos professores de ciências no campo.
Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.