Banner Portal
A experiência da disciplina trabalhos de campo na formação inicial de professores de ciências
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

aula de campo
ciências naturais
licenciatura
modalidades didáticas

Cómo citar

BIZERRIL, Marcelo X. A.; COSTA, Elizabeth M. M.; OLIVEIRA, Anete M. A experiência da disciplina trabalhos de campo na formação inicial de professores de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 8, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9788. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O artigo descreve a experiência da disciplina Trabalhos de Campo do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, e a discute no contexto da formação do professor de ciências. A disciplina foi ofertada a 12 estudantes, com encontros semanais presenciais ao longo de um semestre e uma viagem de campo de 5 dias de duração ao Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás. Os estudantes relataram o impacto positivo da experiência no campo no seu entendimento sobre a atividade docente, no ganho de confiança e estímulo para conduzir futuras atividades de campo, e na compreensão do potencial de socialização que o campo apresenta nas relações entre alunos e professores. Destacamos a necessidade da preparação para a condução de atividades de campo nos processos de formação inicial e continuada dos professores de ciências, com especial ênfase para a realização de imersão dos professores de ciências no campo. 

PDF (Português (Brasil))

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.