Banner Portal
Experimento em sala de aula
PDF

Palavras-chave

Ensino de ciências
Metodologia alternativa de ensino
Formação de professores.

Como Citar

REZENDE, Carla C.; NASARÉ, Laís A.; PAULA, Augusto A. de; NASCIMENTO JÚNIOR, Antônio Fernandes. Experimento em sala de aula: a construção do conceito de comportamento elétrico da matéria. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9734. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute uma experiência pedagógica desenvolvida no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, (UFLA), buscando compreender como a utilização do experimento em sala de aula auxilia na apropriação de conhecimentos e, para, além disso, entender como a disciplina auxilia na formação docente. A prática consistiu em construir o conceito de comportamento elétrico da matéria a partir de experimento com balões. Ao final da prática desenvolvida, foi pedido aos alunos para escreverem uma avaliação da atividade. A análise foi feita a partir dessa avaliação escrita, onde se utilizou a categorização, método derivado da análise de conteúdo. Ainda, o trabalho              busca contribuir, minimamente, com discussões acerca do contexto educacional.

PDF

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006 [1977].

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 138p.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa, 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.

HONORATO, M. A; MION, R. A. A importância da Problematização na Construção e na Aquisição do Conhecimento Científico pelo Sujeito. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2009, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis, 2009.

MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo Básico Comum: Proposta Curricular Ciências e Biologia. Belo Horizonte: SEE, 2007.

MINAYO, M. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 15, n. 4, pp. 731-747, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015.

PINHEIRO, F. M. D. L. Contextualização do saber: formação inicial dos professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico. Dissertação de mestrado. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal 2012.

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência e Educação, v. 8, n .2, p. 253-262, 2002.

RICARDO, E. C. Problematização e contextualização no ensino de física. In: Carvalho, A.M. P. (org.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

ROSA, C.W.: ROSA, A.B. Ensino de Física: objetivos e imposições no Ensino Médio. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciencias, v. 4, n. 1, 2005.

ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas, v. 3, p. 195-208, 2003.

SOUZA, N. F. de; ROSEIRA, N. A Contextualização no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. In: III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática: Tendências, Desafios e Perspectivas, 2010, Passo Fundo/RS. Anais... Passo Fundo, 2010.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.