Banner Portal
A interdisciplinaridade em um curso de licenciatura em ciências naturais na visão de seus professores
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Interdisciplinaridade
Formação de professores
Ensino de Ciências

Cómo citar

ALMEIDA, Caroline Santana de; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. A interdisciplinaridade em um curso de licenciatura em ciências naturais na visão de seus professores. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9724. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumen

Essa pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de um grupo de professores de uma licenciatura em Ciências Naturais sobre o perfil interdisciplinar desse curso. Participaram dessa pesquisa professores que lecionam disciplinas de cunhos pedagógico e específico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os resultados indicaram que os professores apresentam diferentes conceitos sobre a interdisciplinaridade no contexto pedagógico. Para alguns professores a interdisciplinaridade já foi alcançada nesse curso e para outros ainda não. No entanto, muitos consideram que ainda são necessários mais diálogos para que a interdisciplinaridade realmente se efetive nessa licenciatura. A pesquisa também demonstrou haver um consenso de todos os professores sobre a importância da interdisciplinaridade na formação docente.

PDF (Português (Brasil))

Citas

BOGDAN, Robert. C; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação)

BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: Seminário de pesquisa em educação da região Sul, 9. Anais... Caxias do Sul: ANPED, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais - 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FEISTEL, Roseli Adriana Blumke; MAESTRELLI, Silvia Regina Pedrosa. Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: um olhar sobre as pesquisas em Educação em Ciências ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n.1, p.155-176, 2012.

LEITE, Fabiana da Silva; BENÍCIO, Juliana. Interdisciplinaridade no ensino superior: proposta de um novo método. Revista Científica da Facerb, v. 2. n. 1. Jan./jun.2015.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. PIETROCOLA, Mauricio Pinto de Oliveira. Formação de professores de ciências para o ensino fundamental. In: Simpósio nacional de ensino de física. Anais... Rio de Janeiro: SBEF, 2005.

PIERSON, Alice HC; NEVES, Marcos Rogério. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 2, p. 120-131, 2011.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39. 2008.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.