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Pontos e contrapontos na atuação de professores leigos em ciências da natureza
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Palavras-chave

Formação de professores
Ciências da natureza

Como Citar

FALEIRO, Wender; PIMENTA, Márcia Rodriny. Pontos e contrapontos na atuação de professores leigos em ciências da natureza. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9721. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este estudo analisa os desafios de professores leigos em Ciências Naturais que atuam rede pública estadual de um pequeno município do sudeste goiano/GO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Tem-se ao final deste estudo que a realidade em que professores licenciados atuam fora da área de formação na escola analisada, mostra que este é um procedimento que não tem predisposição de ser erradicado, considerando-se a falta de professores licenciados em algumas áreas de conhecimento. Desse modo, enquanto não se tem uma solução para o descompasso entre formação/atuação, busca-se o cuidado na elaboração das atividades de classe, para que as mesmas se constituam realmente em experiências de aprendizagem. E, no caso dos professores atuantes e não licenciados em Ciências Naturais essa exigência é ainda maior, pois o professor desta disciplina deve assegurar a capacidade de questionar os processos naturais e científicos, identificando, apresentando, interpretando e prevendo a evolução até as mudanças.

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