Banner Portal
Análise da própria prática docente como estratégia reflexiva na formação inicial de professores de química
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Formação de professores
Processo reflexivo
Química.

Cómo citar

JANERINE, Aline; QUADROS, Ana. Análise da própria prática docente como estratégia reflexiva na formação inicial de professores de química. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9714. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

A contemporaneidade tem exigido do professor criatividade, estratégias variadas, tomada de decisões e a inserção do estudante na dinâmica da sala de aula. Neste trabalho nos baseamos em Schön (2000) e Nóvoa (2009) para tratar do processo reflexivo, procurando valorizar a indissociabilidade entre os saberes teóricos e a prática docente durante a formação inicial. O objetivo foi de analisar como a reflexão sobre a própria prática contribui para o entendimento do papel do professor em sala de aula. Para isso filmamos as aulas de quatro licenciandos, em estágio extracurricular, analisamos essas aulas e compartilhamos com eles essa análise, visando construir o processo reflexivo. Notamos que a reflexão sobre a própria prática, ancorada por teorias contemporâneas de ensino e aprendizagem, oportuniza a tomada de consciência e a possibilidade de transformá-la.

PDF (Português (Brasil))

Citas

FEITOSA, R. A.; DIAS, A. M. I. Décadas do surgimento do practicum reflexivo: por teoria(s) e prática(s) articuladas na formação e na ação docentes. In: NETO, A. S.; FORTUNATO, I. (org.). 20 anos sem Donald Schön: o que aconteceu com o professor reflexivo? São Paulo: Edições Hipóteses, 2017, p. 13-32.

FONTANA, M. J.; FÁVERO, A. A. Professor Reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, p. 1-14, 2013.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. In: Teacher Professional development for the quality and equity of lifelong learning. Lisboa: European Commission, 2007.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 93-114.

PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez Ed, 2002, p. 12-52.

QUADROS, A. L. Entendendo o Ciclo da Água (Coleção Temas de Estudo em Química). 1. ed. Contagem - MG: Didática Editora do Brasil Ltda, 2016.

QUADROS, A. L.; SILVA, G. F. A água na Natureza (Coleção Temas de Estudo em Química). 1. ed. Contagem - MG: Didática Editora do Brasil Ltda, 2016.

QUADROS, A. L.; SILVA, G. F.; MARTINS, D. C. S. As plantas e o Ciclo dos Elementos (Coleção Temas de Estudo em Química). 1. ed. Belo Horizonte: Didática Editora do Brasil Ltda, 2016.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCHÖN, D. Educating the Reflective Practitioner: Toward a New Design for Teaching and Learning in the Professions. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.