Banner Portal
Atividades experimentais com estudantes do ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Ensino Fundamental
Ensino de Química
Experimentação
Ciências

Como Citar

DA SILVA, Paulo Ricardo. Atividades experimentais com estudantes do ensino fundamental: um relato de experiência. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 15, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9681. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Considerando que a disciplina Ciências nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) é composta por conceitos de diversas áreas das Ciências Naturais - dentre elas a Química - e que vários trabalhos apontam e criticam situações que exigem alto nível de abstração, inadequado para a faixa etária dos estudantes, este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência a respeito de atividades experimentais desenvolvidas com estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública federal. Foram desenvolvidas diversas práticas no laboratório, procurando fomentar o debate a respeito dos resultados encontrados, bem como associações de diversas práticas com o cotidiano dos estudantes, além de problematizações envolvendo a natureza da atividade científica e estereótipos sobre o cientista, visando desenvolver, ainda, habilidades de manuseio de reagentes e vidrarias e também conceitos químicos, sendo estes últimos discutidos sem maior preocupação em atingir alto nível de abstrações.

PDF

Referências

BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHASSOT, Attico Inácio. Para que(m) é útil o nosso ensino de química. Espaços da escola, 5, p. 43-55, 1992.

FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu; QUEIROZ, Salete Linhares. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.

FRANCISCO JR, Wilmo Ernesto; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de Ciências. Química Nova na Escola, v.30, n.1, p. 34-41, 2008.

KOSMINSKY, Luis; GIORDAN, Marcelo. Visões de Ciências e sobre Cientista entre estudantes do ensino médio. Química Nova na Escola, n.15, p. 11-18, 2002.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; SILVA, Nilma Soares da. A Química no ensino fundamental: uma proposta em ação. In: ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio (org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica. Ijuí: Unijuí, 2007.

LISBÔA, Júlio Cezar Foschini. QNEsc e a seção experimentação no ensino de química. Química Nova na Escola, v.37, n. 2, 198-202, 2015.

GIL-PÉREZ, Daniel; MONTORO, Isabel Fernández; ALIS, Jaime Carrascosa; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p. 219-238, 2006.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; PIETROCOLA, Maurício. Análise de propostas para a formação de professores de Ciências do ensino fundamental. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 2, p. 31-58, 2010.

MILARÉ, Tathiane; ALVES FILHO, José de Pinho. Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Ensaio, v. 12, n. 2, p. 101-120, 2010.

MILARÉ, Tathiane; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; REZENDE, Daisy de Brito. Discutindo a química do ensino fundamental através de um caderno escolar de ciências do nono ano. Química Nova na Escola, v 36, n.3, p. 231-240, 2014.

REIS, Rita de Cássia. Análise da atividade discursiva em uma sala de aula de ciências: a química dos ciclos biogeoquímicos no ensino fundamental. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A pesquisa no ensino de química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, n. 20, p. 49-54, 2004.

SILVA, Kaio Vinicius da Costa; SANTANA, Edson Rodrigues; ARROIO, Agnaldo. Visões de Ciência e de cientistas através dos desenhos: um estudo de caso com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escola pública. In.: Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química – BA, Salvador: 2012.

VASQUES, Andrea Raphaela Alves; MATOS, Marilyn Aparecida Errobidarte de. O perfil dos professores de Ciências da cidade de São Gabriel do Oeste no Mato Grosso do Sul. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 1, p. 32-42, 2012.

SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos de Caso no ensino de Química. Campinas: Átomo, 2009.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p. 5-13, 2016.

ZANON, Lenir Basso, PALHARINI, Elaine Mai. A química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola, n. 2, p. 15-18, 1995.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.