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A constituição do “ser professor” de ciências em produções narrativas de licenciandos
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Palabras clave

narrativas
estágio supervisionado
formação inicial de professores
ensino de ciências
desenvolvimento profissional docente

Cómo citar

BAROLLI, Elisabeth; NETO, Alberto Lopo Montalvão; DO NASCIMENTO, Wilson Elmer. A constituição do “ser professor” de ciências em produções narrativas de licenciandos. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 16, n. 00, p. e023007, 2024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/18649. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumen

O estágio supervisionado configura-se como um campo de conhecimentos, sendo um primeiro momento de reflexões e de formação docente. Neste estudo objetivamos interpretar experiências oriundas de um processo de formação inicial docente, a partir da análise qualitativa de narrativas produzidas durante uma disciplina de estágio supervisionado desenvolvida em 2019 em uma universidade pública e voltada à formação de professores de Ciências. A análise dessas produções discursivas inspirou-se em um esquema de oito dimensões que pressupõem a produção de saberes pelo diálogo com interlocutores que condicionam a atividade docente: a academia, a escola e a sociedade. Nossos resultados apontam para o uso de narrativas como uma estratégia potente para fomentar reflexões sobre o “ser professor” e a respeito dos fazeres docentes. Concluímos que, entre as oito dimensões, em suas reflexões os licenciandos filiam-se principalmente a três, a saber: “organização e condução do ensino”, “sustentação da aprendizagem dos alunos” e “atualização dos conhecimentos pedagógicos”.

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