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Uma discussão sobre as propostas de experimentação em Cinética Química nos livros didáticos do PNLD no triênio 2019-2021
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Palavras-chave

Livro didático
Cinética Química
Experimentação

Como Citar

NUNES, Jorge Barbosa; BERNARDO, Robson Roney. Uma discussão sobre as propostas de experimentação em Cinética Química nos livros didáticos do PNLD no triênio 2019-2021. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021010, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15112. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O artigo propõe uma discussão sobre as propostas de experimentação em Cinética Química inseridas nas obras contempladas pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático em utilização no triênio de 2019-21. Analisou-se cada obra pelas orientações da Base Nacional Comum Curricular para área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, observando-se a relação título x objetivo, as recomendações de segurança, as ilustrações no texto, o destino dos resíduos, a acessibilidade ao material utilizado, a descrição do procedimento experimental e da proposta reflexiva com o aluno e o seu cotidiano. Empregou-se a comparação entre os dados obtidos seguidos de uma discussão qualitativa e quantitativa, determinando os pontos comuns e de divergência entre os autores. Os resultados oferecem um material de consulta e apoio para professores, facilitando a análise das futuras obras do programa e incentivando a busca por novos roteiros experimentais que motivem discussões na área de Química.

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