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Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza
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Palavras-chave

Ensino Fundamental II; Ciências da Natureza; Currículos; BNCC

Como Citar

COMPIANI, Maurício. Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 16, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15027. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Esse trabalho  visa comparar alguns aspectos da parte das Ciências da Natureza entre duas versões da BNCC, a que estava em processo amplo de consulta e construção e foi abandonada após o golpe de 2016 com a aprovada pelo CNE em 2017, feita em regime de urgência pelo governo ilegítimo. Apresentam-se informações gerais que fundamentam a versão preterida para que se possa entender as diferenças profundas dessa versão com a atual e aprovada pelo CNE. Na versão preterida, no campo do ensino de Ciências da Natureza, destaca-se a construção de quatro eixos formativos decorrentes dos avanços das pesquisas educacionais nesse campo no Brasil, enquanto a versão aprovada reedita as competências e habilidades de governos anteriores introduzindo uma novidade que foi orientar as habilidades pela taxonomia de Bloom. Enfim, com exemplos do 6º ano pretende-se concretizar as diferenças entre ambas as versões.

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Referências

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FOUREZ, Gerard. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.

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