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A educação ambiental no tratamento dos resíduos sólidos urbanos e seus impactos socioambientais
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Palavras-chave

Educação Ambiental
Prática docente
Resíduos sólidos

Como Citar

ULIAN, Marcelo Henrique Santana; BIN, Renan De Souza; GOMES, Vinicius Miguel; NASCIBEM, Fábio Gabriel. A educação ambiental no tratamento dos resíduos sólidos urbanos e seus impactos socioambientais. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021003, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14796. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O estudo apresenta o planejamento de uma sequência didática, proposta para a disciplina Didática das Ciências, sobre o ensino de Educação Ambiental, utilizando como tema gerador a problemática do consumismo e da geração de resíduos sólidos urbanos. A temática apresenta grande relevância socioambiental, pois grande parte dos problemas ambientais e sociais estão intimamente relacionados ao consumo exacerbado e, consequentemente, a geração de resíduos. Além disso, a mesma está profundamente relacionada com a realidade de todos os alunos, já que é necessário consumir para sobreviver e consumo gera resíduo. A metodologia seguida para a elaboração foi a dos Três Momentos Pedagógicos, com a utilização de estratégias como a Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) e a Aula Expositiva Dialogada, entre outras. A sequência pode despertar nos discentes e docentes a empatia pelo meio ambiente e para as problemáticas ambientais, estimulando o consumo consciente, o coletivismo e uma vida sustentável.

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