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Experimentação científica
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Palavras-chave

Ensino
Ciências
Experimentação

Como Citar

DOS SANTOS, Ana Cláudia Lisboa; JÚNIOR, Jonas do Carmo Pereira. Experimentação científica: desafios para o ensino de ciências em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Cametá-PA. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9893. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

O referido trabalho trata-se de um relato de experiência docente realizada em uma escola pública da cidade de Cametá no estado do Pará, com alunos do 9º ano do ensino fundamental em um período de três meses abordando o processo de ensino-aprendizagem com a experimentação em sala de aula. O objetivo desse relato é trazer a experiência adquirida de sala de aula da discente enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), além de apresentar novas metodologias de ensino, por meio da experimentação, fazendo uso de materiais alternativos e de fácil acesso. A forma de avaliação ocorreu através de atividade e da exposição de experimentos durante uma aula de extensão. Em relação aos resultados, foi observado a evolução dos alunos, se comparar os resultados da atividade obtidos, antes e depois da realização da prática. Podendo observar a importância das novas práticas para o ensino de ciências.

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