Banner Portal
Uma experiência com a temática nutrição no âmbito do PIBID Ufscar
PDF

Palavras-chave

Ensino de ciências e biologia
Interdisciplinaridade
Jogos didáticos
Nutrição

Como Citar

CHAVES, Amanda do Nascimento; FOMM, Thais; NOLI, Amanda Caroline; MANIERI, Bianca Bernardo Laurenti; SANTOS, Débora Cristina dos; GIGANTE, Ana Carolina; RINK, Juliana. Uma experiência com a temática nutrição no âmbito do PIBID Ufscar: interdisciplinaridade e ensino de ciências em discussão. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9728. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Em conformidade com a proposta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São Carlos, em que se busca uma melhoria do ensino nas escolas públicas através do desenvolvimento de atividades colaborativas e interdisciplinares, este trabalho teve como objetivo promover a interação das áreas atuantes do PIBID na Escola Estadual Orlando Perez. A nutrição foi o tema escolhido para o projeto e considera-se extrema importância falar sobre a mesma, de modo a ir além do conhecimento específico sobre o aspecto nutricional dos alimentos e possibilitando um trabalho interdisciplinar. Por meio de jogos didáticos desenvolvidos no intervalo, trabalhou-se a conscientização dos alunos sobre uma alimentação saudável, a fim de subsidiar o pensamento crítico sobre suas escolhas alimentares e sobre como o excesso de gorduras e açúcares interferem na saúde. Como principais resultados foi possível identificar dificuldades dos alunos em conhecimentos específicos da biologia.

PDF

Referências

AUGUSTO, T. G. et al. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área de ciências da natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277- 289, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132004000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2017.

BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9. 2012. Anais... Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/5 0. Acesso em: 22 set. 2017.

BOVO, M. C. Interdisciplinaridade e transversalidade como dimensões da ação pedagógica. Revista Urutágua, v. 7, p. 1-12, 2004. Disponível em: http://www.uruta gua.uem.br/007/07 bovo.htm. Acesso em: 20 set. 2017.

CARVALHO, S. D., MACHADO, M. V. Hábitos Alimentares e nutricionais de jovens do ensino médio em uma escola pública de Campo Grande/MS. Revista da SBEnBio. v. 7, p. 1483, 2014. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/ uploads/2014 /11/R0422-1.pdf. Acesso em: 21 set. 2017.

CONDE, W. M; BORGES, C. O risco de incidência e persistência da obesidade entre adultos brasileiros segundo seu estado nutricional ao final da adolescência. Rev Bras Epidemiol, v. 14, n. 1, p. 71-79, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000500008. Acesso em: 21 set. 2017.

FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramentas do ensino. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/edDucere2008/anais/ autores16.html. Acesso em: 22 set. 2017.

FONSECA, V. M.; SICHIERI, R.; VEIGA, G. V. Fatores associados à obesidade em adolescentes. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 32, n. 6, p. 541-549, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-891019980006000 07& lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 set. 2017.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.