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A micologia no olhar de professores de Biologia do Ensino Médio
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Palavras-chave

Ensino de Biologia
Reino Fungi
Ensino de Micologia
Concepções de Professores

Como Citar

DA SILVA, Érico Gomes; ROSA, Marcelo D’Aquino; DRECHSLER-SANTOS, Elisandro Ricardo. A micologia no olhar de professores de Biologia do Ensino Médio: Uma pesquisa sobre o ensino de fungos nas escolas da região de Joinville - SC. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021007, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15575. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Lecionar o conteúdo sobre o Reino Fungi exige uma abordagem que aproxime o aluno do tema. Necessidades ou fragilidades quanto aos materiais deixam o professor sem suporte para tornar o processo mais dinâmico e mais adequado à realidade do estudante. Assim, este trabalho objetivou reconhecer aspectos faltantes, reparáveis e centrais ao conhecimento na abordagem dos conteúdos sobre Micologia, a partir da concepção dos professores de Biologia no Ensino Médio em escolas estaduais da região de Joinville, Santa Catarina. Para a investigação, foi aplicado um questionário a fim de compreender como o conteúdo de Micologia é trabalhado em sala de aula e quais as ferramentas disponíveis e utilizadas pelos professores. A partir da análise dos dados foi possível ter uma visão geral da realidade de trabalho do professor, sendo constatadas as deficiências, dificuldades e potencialidades na abordagem do tema. Concluímos que existe a necessidade de atualizações nos materiais didáticos que chegam às escolas e maior investimento na educação, tanto em estrutura, formação docente e nos materiais didáticos.

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