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Utilização de blog como estratégia pedagógica para o estudo da temática água no 6º ano do ensino fundamental
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Palavras-chave

Ensino fundamental
Ensino de ciências
Blog
TIC
Água

Como Citar

DIEGO DE SOUZA, Rodrigo; D’AQUINO ROSA, Marcelo. Utilização de blog como estratégia pedagógica para o estudo da temática água no 6º ano do ensino fundamental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 11, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9918. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a utilização de blogs com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Na prática educativa podemos considerar os blogs ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, conferindo um caráter pedagógico a este instrumento. Os blogs são espaços abertos para contribuições de todos os sujeitos presentes no ciberespaço, no qual os professores e alunos são protagonistas e construtores do conhecimento em coletividade. O referencial teórico foi constituído pelas reflexões de Andrew Feenberg e a democratização da tecnologia, as contribuições de Pierre Lévy sobre cibercultura e ciberespaço, bem como os blogs enquanto Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os blogs promovem inovação na oferta do ensino, aparecem presentes na vida dos educandos, colaboram para uma formação autônoma e crítica e desenvolvem nos educandos a habilidade da pesquisa,  favorecendo, assim, uma aprendizagem contextualizada.

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