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Um olhar sobre o papel da universidade e as relações de ciência, tecnologia e sociedade na formação de professores de ciências
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Palavras-chave

Ciência, tecnologia e sociedade
universidade
formação de professores

Como Citar

CALDEIRA TOLENTINO, Patricia. Um olhar sobre o papel da universidade e as relações de ciência, tecnologia e sociedade na formação de professores de ciências . Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 10, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9917. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo desenvolve uma discussão teórica, considerando a necessidade de refletir sobre papel da universidade no processo de formação inicial de professores de Ciências. Direciona uma reflexão sobre questões contemporâneas que envolvem as relações ciência, tecnologia e sociedade e suas possíveis  articulações com o processo formativo, trazendo para o debate o cenário contemporâneo, de perspectiva globalizada e cunho capitalista neoliberal e os aspectos ligados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas relações com a sociedade, em defesa de uma Educação em Ciências em que estas discussões se façam presentes. Sem a intenção de esgotar o debate, conclui que com a necessidade de uma educação em que os aspectos políticos e sociais ligados à ciência e a tecnologia estejam vinculados aos conteúdos curriculares formativos das licenciaturas, participando do elenco de conhecimentos necessários ao desenvolvimento de uma educação que, efetivamente, atue na construção crítica do sujeito.

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