Banner Portal
Problematizando categorias de enredo do livro didático de ciências
PDF

Palavras-chave

Currículo
Recurso didático
Formação de professores
Ensino de ciências

Como Citar

DA COSTA GÜLLICH, Roque Ismael; NOVAKOWSKI KIEREPKA, Janice Silvana; DO ESPIRITO SANTO HERMEL, Erica. Problematizando categorias de enredo do livro didático de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 12, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9916. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O trabalho se caracteriza pala análise do enredo de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar erros e defasagens, bem como as concepções de Ciência, de ensino e como este influencia o currículo em ação nas escolas. Esta foi uma pesquisa qualitativa do tipo documental e bibliográfica. Foram analisados livros didáticos do 7º ano de Ciências do Ensino Fundamental e categorizados a partir de análise temática de conteúdo. As categorias identificadas foram: a simplificação, ciência reproducionista, Antropocentrismo, linguagem infantilizada, analogias, hominização, discriminação/preconceito, problemas de gênero e generalizações. Podemos constatar que o livro didático apesar de ser o detentor do saber institucionalizado, ainda traz erros, defasagens e concepções de Ciência e Ensino que muitas vezes estão equivocadas. Assim, ressalta-se a relevância das pesquisas tendo o livro didático como tema, bem como da abordagem do tema na formação inicial e continuada de professores de Ciências.

PDF

Referências

BEHRSIN, Maria Cristina Doglio; SELLES, Sandra Escovedo. Formação continuada docente: reflexões a partir das vozes de professores participantes de curso de pós- graduação lato sensu em ensino de ciências. Anais do I EREBIO. Novo milênio, novas práticas educacionais? p. 96-100. Niterói, 2001.

BELLINI, Luzia Marta. Avaliação do Conceito de Evolução nos Livros Didáticos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006.

CASSAB, Mariana; MARTINS, Isabel. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio, v.10, n. 1 jun. 2008.

FRACALANZA, Hilário. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de ciências no Brasil. Campinas: [s.n.], 1992. (Tese de Doutoramento).

FRACALANZA, Hilário. FRACALANZA, Hilário. O ensino de ciências no Brasil. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge. O Livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia. Currículo em ação: buscando a compreensão do cotidiano na escola básica. Pro-Posições. v. 5, n. 3, 1994.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; EMMEL, Rúbia; PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina. Interfaces da Pesquisa sobre o Livro Didático de Ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., Florianópolis, 2009. Anais... Florianópolis: UFRJ, 2009.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; SILVA, Lenice H. A. O enredo da experimentação no livro didático: construção de conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas? Encontro Regional de Ensino de Biologia, 5., Londrina, 2011. Anais... Londrina: UEL, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O Livro Didático de Ciências: problemas e soluções. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge. O Livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

PESSOA, Rosane Rocha. O livro didático na perspectiva da formação de professores. Trab. linguist. apl., v. 48, n. 1, p. 53-69, 2009.

PINHEIRO, Elaine Carneiro; SOARES, EMILY; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O Livro Didático de Ciências do Ensino Fundamental como espaço de aprendizagens negadas. 2009.

SILVA, Silvana do Nascimento; SOUZA, Marcos Lopes de; DUARTE, Ana Cristina Santos. O professor de Ciências e sua relação com o livro didático. In: TEIXEIRA, Paulo M. M.; RAZERA, Júlio C. C. (orgs.). Ensino de Ciências: Pesquisas e pontos em discussão. Campinas: Komedi, 2009.

SOUZA, Maria Luiza de Mello e; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Preparação das aulas de ciências: o processo de escolha de técnicas de ensino. Anais do I EREBIO. Novo milênio, novas práticas educacionais? p. 74-77. Niterói, 2001.

Lista dos livros analisados

SANTANA, Olga; FONSECA, Anibal. Coleção: Ciências Naturais. Ed. Saraiva; 3ª edição. São Paulo, 2009, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C1.

JAKIEVICIUS, Mônica; HERMANSON, Ana Paula. Coleção: Investigando a Natureza Ciências para o Ensino Fundamental. Ed. IBEP; 1ª edição. São Paulo, 2006, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C2.

GODWAK, Demétrio; MARTINS, Eduardo. Coleção: Ciências novo pensar. Série: 6ª série – manual do professor. Ed. FTD, 2ª edição. São Paulo, 2006, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C3.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Coleção: Ciências. A vida na Terra. Ed. Ática. São Paulo, 2011, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C4.

FAVALLI, Leonel Delvai; PESSÔA, Karina Alessandra; ANGELO, Elisangela Andrade. Coleção: Projeto Radix. Ed. Scipione, Edição: 1ª edição, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C5.

APEL (Ação e Pesquisa em Educação em Ciências) et al. Coleção: Construindo Consciências (código 00098c0l04). Ed. Scipione, Edição: 1ª edição. 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C6.

TRIVELLATO, José et al. Coleção: Natureza e Cotidiano. Ciências, Natureza e Cotidiano. Criatividade Pesquisa Conhecimento. Ed. FTD, Edição renovada. São Paulo, 2009, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C7.

CANTO, Eduardo Leite do. Coleção: Ciências Naturais. Aprendendo com o cotidiano. Ed. Moderna. São Paulo, 2009, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C8.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.