Banner Portal
Problematizando categorias de enredo do livro didático de ciências
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Currículo
Recurso didático
Formação de professores
Ensino de ciências

How to Cite

DA COSTA GÜLLICH, Roque Ismael; NOVAKOWSKI KIEREPKA, Janice Silvana; DO ESPIRITO SANTO HERMEL, Erica. Problematizando categorias de enredo do livro didático de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 12, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9916. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O trabalho se caracteriza pala análise do enredo de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar erros e defasagens, bem como as concepções de Ciência, de ensino e como este influencia o currículo em ação nas escolas. Esta foi uma pesquisa qualitativa do tipo documental e bibliográfica. Foram analisados livros didáticos do 7º ano de Ciências do Ensino Fundamental e categorizados a partir de análise temática de conteúdo. As categorias identificadas foram: a simplificação, ciência reproducionista, Antropocentrismo, linguagem infantilizada, analogias, hominização, discriminação/preconceito, problemas de gênero e generalizações. Podemos constatar que o livro didático apesar de ser o detentor do saber institucionalizado, ainda traz erros, defasagens e concepções de Ciência e Ensino que muitas vezes estão equivocadas. Assim, ressalta-se a relevância das pesquisas tendo o livro didático como tema, bem como da abordagem do tema na formação inicial e continuada de professores de Ciências.

PDF (Português (Brasil))

References

BEHRSIN, Maria Cristina Doglio; SELLES, Sandra Escovedo. Formação continuada docente: reflexões a partir das vozes de professores participantes de curso de pós- graduação lato sensu em ensino de ciências. Anais do I EREBIO. Novo milênio, novas práticas educacionais? p. 96-100. Niterói, 2001.

BELLINI, Luzia Marta. Avaliação do Conceito de Evolução nos Livros Didáticos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006.

CASSAB, Mariana; MARTINS, Isabel. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio, v.10, n. 1 jun. 2008.

FRACALANZA, Hilário. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de ciências no Brasil. Campinas: [s.n.], 1992. (Tese de Doutoramento).

FRACALANZA, Hilário. FRACALANZA, Hilário. O ensino de ciências no Brasil. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge. O Livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia. Currículo em ação: buscando a compreensão do cotidiano na escola básica. Pro-Posições. v. 5, n. 3, 1994.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; EMMEL, Rúbia; PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina. Interfaces da Pesquisa sobre o Livro Didático de Ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., Florianópolis, 2009. Anais... Florianópolis: UFRJ, 2009.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; SILVA, Lenice H. A. O enredo da experimentação no livro didático: construção de conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas? Encontro Regional de Ensino de Biologia, 5., Londrina, 2011. Anais... Londrina: UEL, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O Livro Didático de Ciências: problemas e soluções. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge. O Livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

PESSOA, Rosane Rocha. O livro didático na perspectiva da formação de professores. Trab. linguist. apl., v. 48, n. 1, p. 53-69, 2009.

PINHEIRO, Elaine Carneiro; SOARES, EMILY; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O Livro Didático de Ciências do Ensino Fundamental como espaço de aprendizagens negadas. 2009.

SILVA, Silvana do Nascimento; SOUZA, Marcos Lopes de; DUARTE, Ana Cristina Santos. O professor de Ciências e sua relação com o livro didático. In: TEIXEIRA, Paulo M. M.; RAZERA, Júlio C. C. (orgs.). Ensino de Ciências: Pesquisas e pontos em discussão. Campinas: Komedi, 2009.

SOUZA, Maria Luiza de Mello e; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Preparação das aulas de ciências: o processo de escolha de técnicas de ensino. Anais do I EREBIO. Novo milênio, novas práticas educacionais? p. 74-77. Niterói, 2001.

Lista dos livros analisados

SANTANA, Olga; FONSECA, Anibal. Coleção: Ciências Naturais. Ed. Saraiva; 3ª edição. São Paulo, 2009, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C1.

JAKIEVICIUS, Mônica; HERMANSON, Ana Paula. Coleção: Investigando a Natureza Ciências para o Ensino Fundamental. Ed. IBEP; 1ª edição. São Paulo, 2006, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C2.

GODWAK, Demétrio; MARTINS, Eduardo. Coleção: Ciências novo pensar. Série: 6ª série – manual do professor. Ed. FTD, 2ª edição. São Paulo, 2006, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C3.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Coleção: Ciências. A vida na Terra. Ed. Ática. São Paulo, 2011, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C4.

FAVALLI, Leonel Delvai; PESSÔA, Karina Alessandra; ANGELO, Elisangela Andrade. Coleção: Projeto Radix. Ed. Scipione, Edição: 1ª edição, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C5.

APEL (Ação e Pesquisa em Educação em Ciências) et al. Coleção: Construindo Consciências (código 00098c0l04). Ed. Scipione, Edição: 1ª edição. 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C6.

TRIVELLATO, José et al. Coleção: Natureza e Cotidiano. Ciências, Natureza e Cotidiano. Criatividade Pesquisa Conhecimento. Ed. FTD, Edição renovada. São Paulo, 2009, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C7.

CANTO, Eduardo Leite do. Coleção: Ciências Naturais. Aprendendo com o cotidiano. Ed. Moderna. São Paulo, 2009, 7º ano do ensino fundamental. Identificado no artigo como: C8.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Download data is not yet available.