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Concepções de progresso biológico em livros didáticos de biologia
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Palavras-chave

progresso biológico
livro didático
evolução biológica
filosofia da biologia

Como Citar

ALFAYA DOS SANTOS, João Vicente. Concepções de progresso biológico em livros didáticos de biologia. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 17, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9913. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Pesquisas já feitas sobre ensino de evolução biológica, seja com professores seja com alunos, quando indagam acerca do processo evolutivo, apresentam resultados similares, como o de que a evolução seria um processo linear, com vistas ao melhoramento dos organismos ou que apresentaria uma finalidade, ou seja, seria progressiva. Trazemos neste artigo as formulações de Francisco Ayala e Stephen Jay Gould, com o fito de aprofundar teoricamente o debate acerca do tema. Buscamos, igualmente, identificar e caracterizar os possíveis entendimentos de progresso biológico nos livros didáticos de Biologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2012, valendo nos da análise de conteúdo e partindo de categorias a priori , formuladas por investigações anteriores sobre essa questão. A análise dos dez livros selecionados evidenciou frequente presença de concepções de progresso, sobretudo as categorias de linearidade e de aperfeiçoamento. Discutimos, ao final, possíveis implicações desses resultados para o ensino de evolução.

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