Abstract
Pesquisas já feitas sobre ensino de evolução biológica, seja com professores seja com alunos, quando indagam acerca do processo evolutivo, apresentam resultados similares, como o de que a evolução seria um processo linear, com vistas ao melhoramento dos organismos ou que apresentaria uma finalidade, ou seja, seria progressiva. Trazemos neste artigo as formulações de Francisco Ayala e Stephen Jay Gould, com o fito de aprofundar teoricamente o debate acerca do tema. Buscamos, igualmente, identificar e caracterizar os possíveis entendimentos de progresso biológico nos livros didáticos de Biologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2012, valendo nos da análise de conteúdo e partindo de categorias a priori , formuladas por investigações anteriores sobre essa questão. A análise dos dez livros selecionados evidenciou frequente presença de concepções de progresso, sobretudo as categorias de linearidade e de aperfeiçoamento. Discutimos, ao final, possíveis implicações desses resultados para o ensino de evolução.
References
AYALA, Francisco José . Can “progress” be defined as biological concept? In: NITECKI. Matthew H. (org.)
Evolutionary Progress Chicaco: The University Chicago Press, 1988. p.75 96.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 279 p.
BIZZO, Nélio Marco Vicenzo ; ALMEIDA, Argus Vasconcelos de; FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. A compreensão de estudantes dos modelos de Evolução Biológica: duas aproximações. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências , 6, 2007, Florianópolis. Anais… Florianópolis: ABRAPEC, 2007.
BIZZO, Nélio Marco Vicenzo. From Down House Landlord to brazilian high school students: what has happende to evolutionary knowledge on the way? Journal of Resarch in Science Teaching v. 31, n.5, p. 537 556, 1994.
CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sábio ao saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2009. 200 p.
COIMBRA, Roberta Lipp; SILVA, Juliana da. Ensino de Evolução Biológica e a necessidade de forma ção continuada. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências , 6, 2007, Florianópolis. Anais… Florianópolis: ABRAPEC, 2007.
COSTA, Leandro de Oliveira; MELO, Paula Leite da Cunha; TEIXEIRA, Flavio Martins. Análise da concepção dos alunos de te rceiro ano de Ensino Médio sobre a origem das espécies em relação aos seus backgrounds culturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6, 2007, Florianópolis. Anais…
Florianópolis: ABRAPEC, 2007.
GOULD, Stephen J. Lance de dados: a i deia de evolução de Platão a Darwin. Rio de Janeiro: Record, 2001, 332 p.
GOULD, Stephen J. On replacing the idea of progress with an operational notion of diretionality. In: NITECKI. Matthew H. (org.) Evolutionary Progress. Chicaco: The University Chicag o Press, 1988. p.319 338.
GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 369 p.
LEWONTIN, Richard C. Adaptation. Scientific American, v. 239, n. 3, p. 212 222, 1978.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99 p.
MAGNOLI, Demétrio. Uma gota de sangue: história do pensamento racial. São Paulo: Contexto, 2009. 398 p.
MAYR, Ernst. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. 266 p.
MAYR, Ernst. Isto é Biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 428 p.
MAYR, Ernst. O que é a evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2009. 342 p.
MEGLHIORATTI, Fernanda A.; CALDEIRA, Ana Maria de A.; BORTLOZZI, Jehud. Recorrência da ideia de progresso na história do conceito de evolução biológica e nas concepções de professores de biologia: interfaces entre produção científica e contexto sociocultural. Filosofia e História da Biolog ia, v. 1, p. 107 123, 2006.
ROSSLENBROICH, Bernd. The notion of progress in evolutionary biology the unresolved problem and an empirical suggestion. Biology and Philosophy , v. 21, n. 1, p.41 - 70, 2006.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, Martha et al . (orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005. p. 50 62.
SILVA, Caio Samuel Franciscati; LAVAGNINI, Taís Carmona; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues de. Concepções de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Jaboticabal SP a respeito da evolução biológica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6, 2009, Florianópolis. Anais… Florianópolis: ABRAPEC, 2009.
Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.