A política nacional de educação ambiental na Colômbia

considerações sobre seu papel na sociedade

Autores

  • Yasmin Hurtado Sarmiento Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Rafael Alves Orsi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Educação ambiental, Política pública, Colômbia

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise sobre a educação ambiental na Colômbia e sua formulação como política pública. Nesse sentido, o objetivo é analisar o processo de institucionalização da educação ambiental na Colômbia, com o propósito de compreender a lógica que tem orientado sua abordagem e suas considerações sobre a problemática ambiental. Para tanto, desenvolveu-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente através de uma proposta bibliográfica que facilitou a exploração de diversas fontes documentais. Concluiu-se que a Política Nacional de Educação Ambiental da Colômbia é um instrumento normativo que, apesar de ter uma perspectiva social e ambiental, tem sua eficácia condicionada pelo modelo de crescimento econômico vigente na Colômbia, o qual tem gerado contradições nas práticas educacionais encaminhadas para o estudo do meio ambiente.

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Como Citar

SARMIENTO, Y. H.; ORSI, R. A. A política nacional de educação ambiental na Colômbia: considerações sobre seu papel na sociedade. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9834. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

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Artigos