Banner Portal
Formação de conceitos em Ciências
PDF

Palavras-chave

Formação de professores
Conceitos em Ciências
Professores generalistas.

Como Citar

DA SILVA, Sorái Vaz; LORENZETTI, Leonir. Formação de conceitos em Ciências: as potencialidades de um curso de formação continuada para professores generalistas. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9833. Acesso em: 29 maio. 2024.

Resumo

O trabalho relata o desenvolvimento de um curso de formação continuada ofertado aos professores de ciências dos anos iniciais da rede municipal de Quatro Barras-PR. O curso foi elaborado e aplicado objetivando desenvolver conceitos em ciências, organizado por meio de módulos integrados. Utilizou-se como aporte teórico os pressupostos de formação de conceitos expostos por Vygotsky, Piaget e Vergnaud, articulando com a promoção da alfabetização científica. O escopo do curso foi que os professores experimentassem como ocorre a formação de conceitos em ciências, observando e vivenciando o processo para direcionar, na sequência, sua ação docente para os anos iniciais. A presente pesquisa evidenciou que os cursistas puderam compreender que a ação docente deve contribuir para o processo de formação de conceitos em ciências naturais, compreendendo a vinculação com o cotidiano do aluno, utilizando o conceito desejado para se resolver a questão posta e favorecendo assim a alfabetização científica, através da formação do conceito. Nesses termos, as potencialidades do curso de formação continuada visando à formação de conceitos em ciências para os anos inicias foram observadas.

PDF

Referências

BECKER, F. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

LORENZETTI, L; DELIZOICOV, D., Alfabetização científica no contexto das séries iniciais, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 37-50, março de 2001.

PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Tradução de: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

SILVA, S.V; LORENZETTI, L. Concepções dos professores dos anos iniciais sobre a formação de conceitos científicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Anais...Abrapec, 2017, Florianópolis, SC.

VERGNAUD, G. Lev Vygotski: pedagogo e pensador do nosso tempo. Tradutora Ayallaa Aguiar. Porto Alegre: GEEMPA, v. 1, 2004.

VERGNAUD, G. La théorie dês champs conceptuals. Recherches en Didactique dês Mathématiques. Grenoble, v. 10, p. 133-169, 1990.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra – 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2010

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.