Banner Portal
Proposta pedagógica
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade. Ensino de funções. Cadeia alimentar.

Como Citar

DOS SANTOS, Dayene Ferreira; DE SOUZA, Lucas Ricardo; GOMES, Renata Piva; NASCIMENTO, Priscila das Neves; SANTOS, Thaynara Keiko Oda; OLIVEIRA, Phelipe Thomé; GRULI, Livia Maria. Proposta pedagógica: a interdisciplinaridade da matemática com a biologia para o ensino de funções por meio do jogo. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020009, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9827. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica elaborada pelos autores para a disciplina de Interface da Biologia com a Matemática – IBM, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em 2017. Trata-se de um jogo educativo que visa explorar os conceitos de níveis tróficos e funções, por meio da elaboração de estratégias para manter o funcionamento de uma fazenda e da percepção de dependência entre as personagens do jogo. Embasamo-nos em estudos que tratam do ensino de funções e da importância da interdisciplinaridade para o processo de aprendizagem dos alunos. A proposta respalda-se na ideia de que as alternativas para o ensino de Matemática, que não são tradicionais, podem ser muito mais eficientes para a apropriação do conhecimento.

PDF

Referências

BEGON, M; HARPER J.L. & TOWNSEND, C.R. 2007. Ecologia - De Indivíduos a Ecossistemas. Artmed Editora. Porto Alegre, RS. 752p.

BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução Elza F. Gomide. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília, 1999.

_________. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília, 2017a.

_________. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília, 2017b.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas: Unicamp, 2004.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino. Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) – Educação: Currículo – Linha de Pesquisa: Interdisciplinaridade – v. 1, n. 6- especial (abril. 2015) – São Paulo: PUCSP, 2015.

FORTES, C. C. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul. 2012.

GUIMARÃES, R. S. Atividades para aprendizagem do conceito matemático de função. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Carlos. 2010.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LOPES, S.; ROSSO, S. BIO - Volume 1. 1. ed. São Paulo: Saraiva SA - Livreiros Editores, 2010. v. 1. 416p.

MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MOTOKANE, M. T.; TRIVELATO, Silvia L. F. Reflexões sobre o ensino de ecologia no ensino médio. In: II encontro nacional de pesquisa na educação em ciências, 1999, Valinhos. II encontro nacional de pesquisa na educação em ciências, 1999.

SANTOS, G. L. D.; BARBOSA, J. C. Como ensinar o conceito de função? Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, n. 53, p. 27-37, jan./mar. 2017. Disponível em: < http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/viewFile/691/pdf>. Acesso em 28 de mar. de 2018.

SILVA, M. H. M.; REZENDE, W. M. Análise histórica do conceito de função. Caderno Dá Licença, v. 2, p. 28-33, 1999.

UMBELINO,M.; ZABINI, F.O. A importância da interdisciplinaridade na formação do docente. In: Seminário Internacional de Educação Superior, 2014, Salvador. Anais...Sorocaba: Universidade de Sorocaba, 2014, p. 1- 8.

VAZQUEZ, S.; REY, G.; BOUBÉE, C. El concepto de función a través de la Historia. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 4, n. 16, p. 141-151. Dez/2008.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.