Formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização

breve panorama da produção científica (2009-2015)

Autores

  • Deborah Gomes Ribeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Alessandra Aparecida Viveiro Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Formação de professores, Anos iniciais da escolarização, Produção científica

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar breve panorama da produção científica sobre formação de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização. A pesquisa foi realizada em alguns periódicos da área de Ensino de Ciências. Foram lidos título e resumo de todos os artigos publicados no período de 2009 a 2015, selecionando aqueles que abordavam aspectos sobre a formação de professores de Ciências que, em nosso entender, poderiam trazer contribuições para o diálogo sobre a formação de professores para os anos iniciais da escolarização. Inicialmente, os artigos foram organizados a partir de temas de destaque e, na sequência, voltou-se o olhar especificamente para aqueles que tratavam dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Todos os artigos enfatizam a importância e a necessidade da formação de professores contemplar de forma efetiva o Ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Alessandra Aparecida Viveiro, Universidade Estadual de Campinas

Professora doutora na Faculdade de Educação - UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM - UNICAMP.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

RIBEIRO, D. G.; VIVEIRO, A. A. Formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: breve panorama da produção científica (2009-2015). Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9799. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos