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O ensino de ciências e a formação do pedagogo
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Palavras-chave

Ensino de Ciências
Formação do pedagogo
Prática docente

Como Citar

GABINI, Wanderlei Sebastião; FURUTA, Célia Regina Auler Pereira. O ensino de ciências e a formação do pedagogo: desafios e propostas. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9798. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute a inserção de Ciências na formação do Pedagogo considerando as especificidades e limitações que se fazem presentes no período de quatro anos relativos à formação do docente que irá atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. São diversas áreas que integram essa formação, o que destina uma fração da carga horária para Ciências, e faz com que uma ação permanente, independente do trabalho disciplinar, se mostre como proposta viável para uma formação com maior efetividade e com possibilidade de vivência de situações que poderão ser desenvolvidas no contexto profissional do futuro professor. A proposta discutida nesse artigo representa o foco que o Curso de Licenciatura em Pedagogia, das Faculdades Integradas de Jaú, adotou como caminho para integrar, de forma mais efetiva, Ciências ao currículo, com ênfase na questão ambiental.

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