O tateio experimental e o ensino de ciências

uma experiência de estágio na Pedagogia Freinet

Autores

  • Marcela D'Ambrosio Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet, Tateio Experimental, Relato de Experiência

Resumo

A Pedagogia Freinet teve origem na prática e na história de vida de Célestin Freinet e foca em uma educação centrada no trabalho coletivo e criador. Tem como preceitos base o desenvolvimento da autonomia dos educandos, por meio do trabalho, da livre expressão e da cooperação. O presente trabalho é o relato de uma experiência de estágio supervisionado nos anos finais do Ensino Fundamental, realizado em uma escola freinetiana da cidade de Campinas. Conta tanto com algumas observações feitas no acompanhamento da disciplina de Ciências e do cotidiano da escola, quanto com a descrição de uma proposta de intervenção, a qual tinha por objetivo explorar o tateio experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Como Citar

D’AMBROSIO, M. O tateio experimental e o ensino de ciências: uma experiência de estágio na Pedagogia Freinet. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 9, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9782. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos