Banner Portal
O tateio experimental e o ensino de ciências
PDF

Palavras-chave

Pedagogia Freinet
Tateio Experimental
Relato de Experiência

Como Citar

D’AMBROSIO, Marcela. O tateio experimental e o ensino de ciências: uma experiência de estágio na Pedagogia Freinet. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 9, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9782. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A Pedagogia Freinet teve origem na prática e na história de vida de Célestin Freinet e foca em uma educação centrada no trabalho coletivo e criador. Tem como preceitos base o desenvolvimento da autonomia dos educandos, por meio do trabalho, da livre expressão e da cooperação. O presente trabalho é o relato de uma experiência de estágio supervisionado nos anos finais do Ensino Fundamental, realizado em uma escola freinetiana da cidade de Campinas. Conta tanto com algumas observações feitas no acompanhamento da disciplina de Ciências e do cotidiano da escola, quanto com a descrição de uma proposta de intervenção, a qual tinha por objetivo explorar o tateio experimental.

PDF

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.