As imagens nos livros didáticos de biologia celular do ensino superior

Autores

  • Jonas Both de Melo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carine Kupske Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Erica do Espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Linguagem imagética, recurso didático, ensino de ciências e biologia

Resumo

As imagens têm sido amplamente utilizadas para facilitar a aprendizagem de conceitos em sala de aula. O objetivo do presente trabalho foi avaliar imagens dos livros didáticos de Biologia Celular do Ensino Superior. Foram analisados cinco livros de Biologia Celular, disponibilizados pela biblioteca da UFFS. As imagens foram classificadas nas categorias: Grau de iconografia, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais e conteúdo científico. As imagens da categoria iconografia do tipo ilustração prevaleceram sobre os diagramas, com predomínio da subcategoria fotografia. Em relação à funcionalidade, todas as imagens eram informativas. Na relação com o texto, prevaleceu a subcategoria conotativa. As etiquetas verbais eram relacionais e o conteúdo cientificamente correto. Nesta pesquisa, percebe-se que é necessário tomar cuidado quanto ao uso das imagens como recurso didático, pois nem sempre elas cumprem sua função. Os professores precisam analisá-las e adequá-las às suas necessidades didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

COUTINHO, Francisco Ângelo et al. Análise do valor didático de imagens presentes em

livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em

Ciências, São Paulo, v. 10, n. 3, [s. p.], 2010.

FREITAS, Deisi Sangoi. Imagens visuais nos livros didáticos de Biologia do ensino

médio: o caso do DNA. 2002. 187f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

HECK, Cláudia Maiara; HERMEL, Erica do Espirito Santo. A célula em imagens: uma

análise dos livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental. In: Encontro Regional de

Ensino de Biologia, 6, 2013, Santo Ângelo-RS. Anais... Santo Ângelo: FuRI, 2013.

Disponível em: <http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wpcontent/uploads/2013/07/comunicacao/13391_88_ALINE_PERIUS.pdf>. Acesso em:

abr.2014.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação:

abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.

MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira. Analisando aspectos da leitura de imagens em

livros didáticos de Ciências por estudantes do Ensino Fundamental no Brasil. Enseñanza

de las Ciências, Barcelona, número extra, 2005. VII Congresso.

OLIVEIRA, Natália Maria França de; COUTINHO, Francisco Ângelo. A influência das

cores na identificação e interpretação de imagens no ensino de ciências. In: VII Encontro

Nacional de Pesquisa em educação em Ciências, 7, 2009. Atas...Florianópolis: UFSC,

PALMERO, Maria Luz Rodriguez. La célula vista por el alumnado. Ciência & Educação,

Bauru, v. 9, n. 2, p. 229-246, 2003.

PERALES, F. Javier; JIMÉNEZ, Juan de Dios. Las ilustraciones en la enseñanzaaprendizaje de las ciências. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciências,

Barcelona, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002.

ROCHA, Marla Piumbini; SILVEIRA, Diego Teixeira. O que eles sabem sobre as células?

Revista da SBEnBio, Campinas, v. 3, p. 876-882, 2010.

Ciências em Foco, v. 7, n. 1, p. 10-20, 2014.

SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de Ciências. Revista

Ciência e Educação, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006.

SOUZA, Lucia Helena Pralon de; GOUVEA, Guaracira. Imagens da saúde no livro

didático de Ciências. Rio de Janeiro: UFRJ / NUTES, 2011.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

DE MELO, J. B.; KUPSKE, C.; HERMEL, E. do E. S. As imagens nos livros didáticos de biologia celular do ensino superior. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 10, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9778. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)