Laboratório de ciências na pré-escola

espaço físico de aprendizagem

  • José Flávio Rodrigues Siqueira Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-8309-7578
  • Carla Villamaina Centeno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Campo Grande
Palavras-chave: Laboratório de Ciências, Educação Infantil, Organização do trabalho didático

Resumo

O presente texto faz parte da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação da UEMS-CG e pretender descrever e discutir de que maneira o espaço físico do laboratório de Ciências pode ser utilizado para transmissão de conhecimentos científicos para turmas da pré-escola. Utilizou-se da visita à escola municipal para a realização da descrição do Laboratório de Ciências, bem como se utilizou da categoria analítica organização do trabalho didático de ALVES (2004) para as reflexões e crítica.  Dentre os resultados, mesmo com a introdução de alguns recursos tecnológicos atuais, o espaço físico do laboratório de Ciências ainda mantém características da escola comeniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Flávio Rodrigues Siqueira, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Mestre em Educação pela UEMS/CG; Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela São Luis (2018); Especialista em Mídias na Educação pela UFMS (2012); Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MS (2008); Graduado em Ciências Biológicas pela UEMS (2005); Professor efetivo na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul desde 2013; Professor efetivo da rede Municipal de Educação de Campo Grande desde 2013; Orientador de Estudos da Rede Estadual de Ensino nos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna (2015); Coordenador Regional do PNAIC (2016); Professor no curso de Pedagogia da FCG/Facsul; Atualmente cedido na função de Gestor no Núcleo de Ensino Fundamental/COPEF/SUPED/SED/MS.
Carla Villamaina Centeno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Campo Grande
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. 
Cidade Universitária de Dourados
Rodovia
79804-970 - Dourados, MS - Brasil - Caixa-postal: 351
Telefone: (67) 39022530
URL da Homepage: www.uems.br

Referências

ARCE, Alessandra, SILVA, Débora Alfaro São Martinho da, VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

_______, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados; Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2004.

_______, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

_______, Gilberto Luiz. História da educação: a produção teórica sobre o trabalho didático. In: BRITO, Silvia Helena Andrade [et al] (orgs.). A Organização do trabalho didático na história da educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2010.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa [et al]. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

COMÉNIO, João Amós. Didáctica Magna. 2 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1957.

GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.

TRIVELATO, Sílvia Frateschi; SILVA, Rosana Louro Ferreira. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Publicado
2020-03-27
Como Citar
Siqueira, J. F. R., & Centeno, C. V. (2020). Laboratório de ciências na pré-escola: espaço físico de aprendizagem. Ciências Em Foco, 12(2), 9. Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9761
Seção
Artigos