Resumo
Nos últimos anos, a interdisciplinaridade tem sido apontada como uma forma de superar as barreiras disciplinares, dentro de uma estrutura curricular fragmentada, como se apresenta ainda hoje o sistema educacional brasileiro. O conceito de interdisciplinaridade, na literatura, é considerado como polissêmico, embora exista um consenso entre os pesquisadores de que se trata da prática de desfragmentar o saber. Frente a essas considerações, o objetivo deste trabalho foi investigar como os estudantes de um Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática concebem a prática interdisciplinar. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas, em escala Likert. As questões abertas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, enquanto que as fechadas passaram por análise quali-quantitativa. A análise dos dados mostrou que a interdisciplinaridade é um tema que os participantes da pesquisa ainda têm dificuldades, o que provavelmente é consequência da ausência de práticas interdisciplinares ao longo da vida escolar, incluindo a formação inicial de professores.
Referências
AMARAL, I. A. Bases, obstáculos e possibilidades para a constituição de um novo paradigma da didática em ciências. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais, 9., 1998, Águas de Lindóia. Águas de Lindóia: FEUSP, 1998. p. 67-88.
AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de Ciências da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 139-154, mar. 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. B
ERTI, V. P. Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
BIZZO, N. Iniciação escolar: um bom começo é fundamental. Revista Nova Escola, 2001. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-eavaliacao/planejamento/bom-comeco-fundamental-424821.shtml. Acesso em: 10 nov. 2016.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Rev. Elet. Pós Grad. Em Sociol. Pol. UFSC. v. 2, n. 1, 2005, p. 68-80.
DEPRESBITERIS, L. Avaliação da aprendizagem na educação ambiental – Uma relação muito delicada. In: SANTOS J. E. dos; SATO, M. (Org.). A contribuição da educação ambiental à esperança de pandora. 1. ed. São Carlos: Editora Rima, 2001. p. 531-557.
FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo, Loyola, 1979.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.
FAZENDA, I. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 5º Edição. Coleção Realidade Educacional. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
FEISTEL, R. A. B.; MAESTRELLI, S. R. P. Interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências Naturais e Matemática: algumas reflexões. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Anais... Florianópolis, 2009. 1 CD-ROM.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 5. ed., 1998.
JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KLEIN, J. T. Crossing boundaries: knowledge, disciplinarities and interdisciplinarities. Charlottesville: University Press of Virginia, 1996.
LAVAQUI, V.; BATISTA, I. de L. Interdisciplinaridade em Ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.
MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. 5ª ed. São Paulo: Escrituras, 2004. (Coleção Ensaios Transversais)
MORIN, E. Cabeça-Bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, dec. 2008.
Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.