Banner Portal
Fabricação midiática e literária
PDF

Palavras-chave

Discurso
Amazônia
Mídia
Literatura.

Como Citar

COSTA, Mônica de Oliveira; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de. Fabricação midiática e literária: tecendo os fios discursivos de uma amazônia. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9735. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O trabalho tem como objetivo mapear modos de ver e dizer a Amazônia nos discursos midiático e literário. Se fez necessário discutir de que modos a Amazônia foi/é fabricada na literatura e na mídia, para que consigamos aproximar daquilo que os professores se utilizam. Assumimos o pressuposto de que o entendimento do professor sobre a Amazônia norteia a organização do processo de ensino e a aprendizagem, além de atuar efetivamente na escolha dos conteúdos. A pesquisa se sustenta nas fronteiras da abordagem pós-crítica, principalmente nas contribuições de Michel Foucault. Fizemos um mapeamento de várias materialidades midiáticas e literárias que falam sobre a Amazônia e agrupamos pela definição presente. Desta forma, os discursos midiático e literário fabricam uma Amazônia como exuberância natural, ou seja, destacando em sua maioria apenas os aspectos naturais.

PDF

Referências

ALVES, José Jerônimo de Alencar. A natureza e a cultura no compasso de um naturalista do século XIX: Wallace e a Amazônia. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, v.18, n.3, jul-set, 2011.

BARBOSA, Mário Médici. Entre a filha enjeitada e o paraensismo: as narrativas das identidades regionais na Amazônia paraense. Tese de Doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. Disponível em: bdtd.ibict.br. Acesso em 21.07.17.

CHAVES, Silvia Nogueira. Reencantar a ciência e reinventar a docência. São Paulo: Editora da Física, 2013. (Coleção contextos da ciência).

COLFERAI, Sandro Adalberto. Jornalismo e identidade na Amazônia: as práticas culturais legitimadas no jornal Diário da Amazônia como representações identitárias de Rondônia. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: Acesso em 21.03.2014.

FERREIRA, Alexandre Rodrigues. Viagem Filosófica pelas capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá – memórias antropológicas. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1974.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Um olhar nacional sobre a Amazônia: apreendendo a floresta em textos de Euclides da Cunha. Tese. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

GUIMARÃES, Maria Stella Faciola Pêssoa. Um olhar atrás da escrita: o pensamento de Benedito Nunes sobre a Amazônia. Dissertação de Mestrado. Pará: Universidade Federal do Pará, 2012. Disponível em: bdtd.ibict.br. Acesso em 21.03.2014.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu. In: SILVA, Tomaz T. (org) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

PAES, Maria Helena Rodrigues. Representações cinematográficas “ensinando” sobre o índio brasileiro: selvagem e herói nas tramas do império [manuscrito]. Tese de Doutorado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: bdtd.ibict.br. Acesso em 21.03.2014.

PARAÍSO, Marlucy. Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, v.30, n.1. p. 67-82, 2005.

SOUSA, Márcio. Amazônia, regional e universal. IN: BASTOS, Élide Rugai. PINTO, Renan Freitas. Vozes da Amazônia II. Manaus: Valer, 2014.

VICENTINI, Juliana de Oliveira. O discurso ambiental da TV: a Amazônia do “Globo Repórter”. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: bdtd.ibict.br. Acesso em 21.03.2014.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna, RIPOLL, Daniela. POSSAMAI, Laís. Educação Ambiental corporativa para crianças: analisando a animação Peixonauta do Discovery Kids. Revista Perspectiva, Florianópolis, v.30, n.2, mai-ago, 2012.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.